fbpx

Premiê britânico ameaça China com facilidades à imigração de Hong Kong

Declarações do governo britânico são movidas por preocupações com a possibilidade de imposição de uma lei de segurança que violaria autonomia da região chinesa
Boris Johnson (Foto: Reprodução/RTP Notícias)

Compartilhe

Boris Johnson (Foto: Reprodução/RTP Notícias)

A China está dando sinais de que pode impor uma lei de segurança que, segundo os críticos, violaria a autonomia de Hong Kong. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reagiu na quarta-feira (3) ameaçando facilitar a imigração proveniente do território autônomo, em uma das maiores mudanças no sistema de vistos na história do Reino Unido. [1]

Hong Kong pertenceu aos britânicos, mas a devolução à China, finalizada em 1997 em cumprimento de um acordo firmado em 1984, foi feita com a condição de que fossem preservados por ao menos 50 anos o sistema capitalista e as liberdades individuais da região autônoma. Na concepção dos britânicos, a ameaça chinesa de impor a nova lei de segurança seria uma afronta aos termos do acordo, o que justifica uma atitude mais enérgica do governo de Johnson.

[wp_ad_camp_1]

“Muitas pessoas em Hong Kong temem que seu modo de vida, que a China prometeu defender, esteja ameaçado. Se a China justificar seus medos, a Grã-Bretanha não poderá, em sã consciência, encolher os ombros e se afastar; em vez disso, honraremos nossas obrigações e forneceremos uma alternativa”, prometeu Johnson, afirmando que a mudança permitiria a qualquer portador de passaportes britânicos em Hong Kong certas vantagens.

O imigrante poderia permanecer no Reino Unido por um período renovável por doze meses e teria direitos como o de trabalhar, pavimentando o caminho para a obtenção de uma cidadania completa. O Secretário para Assuntos Externos Dominic Raab disse que a imposição da lei de segurança seria uma “clara violação” às obrigações internacionais chinesas e que a China ainda tem tempo para “reconsiderar” seu comportamento.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?