fbpx

Ministério da Economia rebate críticas após comentários de Paulo Guedes sobre funcionalismo público

O ministro havia dito que benesses obtidas por funcionários públicos os transformaram em parasitas, mas afirmou que sua fala foi retirada de contexto pela imprensa
Paulo Guedes (Foto: Andre Valentim / Veja)

Compartilhe

Paulo Guedes (Foto: Andre Valentim / Veja)

Ao comentar a reforma administrativa na manhã desta sexta-feira (7) em um seminário promovido pela Fundação Getúlio Vargas, o ministro da Economia Paulo Guedes fez uma alegação sobre funcionários públicos que atraiu críticas até de alguns apoiadores da proposta. O Ministério da Economia se manifestou em nota sobre o caso. [1] [2] [3]

De acordo com o comentário do ministro, o funcionalismo público é responsável pelo gasto de 90% da receita do governo brasileiro, o que torna a reforma ainda mais necessária. “O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro está morrendo. O cara (o funcionário) virou um parasita e o dinheiro não está chegando no povo”, argumentou.

[wp_ad_camp_1]

O problema é que muitos não gostaram da associação da figura do funcionário público a um parasita. O presidente do partido Republicanos, Marcos Pereira, disse que apoia a reforma administrativa, “mas o ministro Paulo Guedes não pode chamar todos os servidores públicos de parasitas”. O Ministério da Economia lamentou em sua nota que a declaração de Guedes tenha sido, na avaliação do ministro, retirada de contexto pela imprensa.

Segundo a nota do Ministério, Paulo Guedes, “após reconhecer a elevada qualidade do quadro de servidores”, analisou “situações específicas de estados e municípios que têm o orçamento comprometido com a folha de pagamento”, defendendo a correção de distorções sem ferir direitos constitucionais dos atuais servidores. A nota diz ainda que a imprensa desviou o foco da necessidade de “transformar o Estado brasileiro para prestar melhores serviços”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?