CCJ votará projeto de senador petista para analisar redes sociais
O projeto de Humberto Costa cria uma instituição com colegiado próprio dentro do Senado para estudar e produzir relatórios sobre a atividade nas mídias

Está pronto para votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado o Projeto de Resolução do Senado nº 56, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE). O projeto, se aprovado, criará, dentro do Senado, uma instituição responsável pela observação e análise das redes sociais. [1]
A Instituição Independente de Acompanhamento das Mídias Sociais e o seu Conselho Multissetorial de Assessoramento, criados caso o projeto seja aprovado, constituirão um colegiado com a função de elaborar e publicar estudos e relatórios sobre o uso de mídias sociais no Brasil. Humberto Costa garante que a instituição deve ajudar a permitir a distinção entre o conteúdo verdadeiro e o conteúdo mentiroso na Internet.
“A liberdade de expressão deve ser protegida dentro do espectro constitucional, e o Senado tem um papel histórico como garantidor das liberdades democráticas estabelecidas pela Constituição federal de 1988. Esta instituição visa justamente a auxiliar a Casa na condução dessa trajetória”, explicou-se o petista. O relator Marcio Bittar (MDB-AC) concorda com o deputado e ressalta que o Senado pode ajudar no combate a manipulações de eleições e difamações.
“Desse modo, anda bem o Senado Federal ao criar a Instituição Independente das Mídias Sociais, órgão apartidário que poderá oferecer importantes contribuições à atuação desta Casa Legislativa de modo a subsidiar a atividade parlamentar normativa e fiscalizatória com estudos e informações a respeito”, declarou Bittar.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo...
...mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
➡ Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga e interaja em nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos.
Muito obrigado!