fbpx

Presidente eleito do Uruguai aponta diferenças com Bolsonaro, mas alinhamento contra Venezuela

O novo mandatário escolhido pelos uruguaios defende agendas próximas às do governo Bolsonaro nas questões econômicas e no problema venezuelano
Lacalle Pou (Foto: Mariana Greif/Reuters)
Lacalle Pou (Foto: Mariana Greif/Reuters)

O presidente eleito do Uruguai, Lacalle Pou, do Partido Nacional, vitorioso neste sábado (30), com 48,8% dos votos, contra o adversário da Frente Ampla, Daniel Martínez, com 47,3%, fez suas primeiras declarações após a oficialização do triunfo. Ele ressaltou diferenças com o presidente brasileiro, mas alinhamento na questão venezuelana. [1] [2] [3] 

Pou afirmou que “há valores que Bolsonaro expressa e coisas que ele faz que, obviamente, não vou mentir, seria hipócrita se eu dissesse que gosto. Também não gosto de (Donald) Trump. Isso não quer dizer que teremos problema. Meu dever é buscar melhorar as relações entre os povos”. Ele sentenciou que o Uruguai não tem que se manifestar sobre o que os brasileiros pensam e sim sobre o que lhe diz respeito.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

No âmbito internacional, no entanto, sua visão sobre a questão venezuelana é muito parecida com a do presidente brasileiro, com ponderações duras acerca do regime de Nicolás Maduro. “O regime de Nicolás Maduro é uma ditadura. Sentimos muita vergonha da posição de nosso país e temos de pagar essa dívida com o povo venezuelano. Temos de pagar essa dívida com total respeito à democracia e aos direitos humanos”, afirmou.

Além da questão regional, o governo de Lacalle deve se aproximar do governo Bolsonaro no campo da leitura econômica. Seu programa também destaca o abandono de fatores ideológicos no Mercosul e uma maior inserção no comércio internacional.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?