fbpx

Donald Trump quer enquadrar carteis de drogas mexicanos como ‘grupos terroristas’

Governo dos EUA está trabalhando para aplicar a classificação, considerando-se 'em guerra' com o tráfico, mas o México não quer que sua soberania seja perturbada

Compartilhe

(Foto: Andrew Harrer/Bloomberg)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em entrevista nesta terça-feira (26) ao jornalista Bill O’Reilly uma intenção que pode provocar novas tensões com o México presidido por López Obrador. Seu propósito é tornar os carteis de drogas mexicanos classificados legalmente nos EUA como “grupos terroristas”. [1]

A sugestão vem em consequência do assassinato, no último dia 4, de três mulheres e seis crianças de uma comunidade mórmon americana instalada no norte do México. Trump reagiu à tragédia afirmando que pretende travar uma “guerra” contra o tráfico de narcóticos, depois de ser criada uma petição reivindicando a classificação dos carteis como terroristas.

O’Reilly perguntou a Trump se essa classificação significaria que o presidente pretende atingir os carteis com drones ou armas similares. Trump respondeu garantindo que pretende aplicar a designação e tem trabalhado nisso “pelos últimos 90 dias”, mas não quis fornecer detalhes sobre o que fará se conseguir o enquadramento. Ser considerado um “grupo terrorista” oficialmente significa que seus membros estão banidos dos EUA e não podem receber nenhuma ajuda de americanos, seja com armas ou dinheiro.

O presidente dos EUA afirmou ainda que tem alertado o presidente mexicano de que está disposto a lançar operações contra os carteis dentro do México – e é aqui que reside a possível tensão. O governo de Obrador já declarou que aceita colaborar com os EUA, mas não admitirá o que considera interferência na soberania nacional: “nossos problemas serão resolvidos por mexicanos. Nós não queremos nenhuma interferência de qualquer país”, afirmou.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?