fbpx

Helio Beltrão critica Elena Landau em artigo: ‘não se pode considerar liberal’

O presidente do Instituto Mises Brasil e a economista ligada ao Livres palestraram no Libertycon deste ano e suas ideias entraram em choque
Helio Beltrão (Foto: Reprodução / Fecomercio)

Compartilhe

Helio Beltrão (Foto: Reprodução / Fecomercio)

A última Libertycon, grande conferência liberal e libertária organizada em São Paulo nos dias 1 e 2 de novembro, foi o estopim para um enfrentamento retórico dentro do movimento liberal. Nesta quarta-feira (6), Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil, contestou o suposto liberalismo da economista Elena Landau, ex-presidente e integrante do Livres. [1]

Em seu artigo ironicamente intitulado “Elenão é liberal?”, Beltrão sustenta a tese, que já havia levantado em sua palestra realizada durante o evento, no hotel Maksoud Plaza, de que Landau é uma representante do que chama de “neoliberalismo” e não uma liberal de verdade. Ele inscreve a economista, que foi diretora de privatizações do BNDES e presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás, numa tradição de economistas que buscam uma terceira via entre o liberalismo clássico e um maior intervencionismo.

Leia também:  Cidades Livres: como identificar um candidato liberal nessas eleições?

“A atual terceira via neoliberal tem uma agenda que inclui diversas intervenções estranhas ao liberalismo, tais como agências reguladoras, monopólio da moeda e política monetária ativa”, enfatizou, alegando que os neoliberais são responsáveis pela crise de 2008 por seu “centralismo monetário”. “No Brasil de hoje, o liberalismo progride, mas segue espremido pelo marxismo de um lado e pelo jacobinismo de direita do outro. Seria um erro histórico acatar o retorno do neoliberalismo ao espectro liberal”, sentenciou.

Fazendo referência ao fato de que Elena Landau, que também palestrou na Libertycon, havia dito que “o atual governo não pode ser considerado liberal por ter um presidente que preza Ustra como herói e Chávez como método”, Beltrão devolveu: “não se pode considerar liberal alguém que reputa FHC como herói e Soros como método; ou que defenda cotas para o cinema nacional e considera quem deseja ter uma arma um “assassino enrustido””.

Leia também:  Cidades Livres: como identificar um candidato liberal nessas eleições?

A reação

Em seu perfil no Twitter, Elena Landau debochou da manifestação de Helio Beltrão: “Parece que o menino Helio acordou nervoso hoje”. Disse ainda que jamais havia lido um texto dele: “Esse pecado ainda não cometi. E só passei os olhos no de hoje e me deixou muito feliz”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?