fbpx

Governo propõe revogação de mais de cem limitações sobre operações cambiais

Proposta poderia facilitar a vida de brasileiros que têm parentes no exterior e precisam receber ou enviar dinheiro, bem como pretende aumentar investimentos estrangeiros
Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central (Foto: Beto Nociti/BCB)

Compartilhe

Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central (Foto: Beto Nociti/BCB)

O governo Jair Bolsonaro tomou uma atitude que vai em uma direção economicamente liberal nesta segunda-feira (7). A equipe econômica enviou à Câmara dos Deputados uma proposta visando a eliminar mais de cem regulações sobre operações cambiais no país, entre leis e decretos. [1]

A ideia é que o Banco Central se torne capaz de expandir gradualmente a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas serem titulares de contas em dólar e outras moedas estrangeiras no Brasil. Essa possibilidade ainda é um privilégio de alguns segmentos específicos, como agentes que operam câmbio ou sociedades seguradoras.

[wp_ad_camp_1]

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, foi ainda mais ousado. Ele disse que, “no futuro, sob certas circunstâncias”, poderá ser feita uma liberação definitiva. A proposta de reforma atual, se aprovada, facilitaria o cotidiano de quem tem parentes vivendo fora do Brasil e enviam ou recebem dinheiro. Além disso, abriria brechas para a possibilidade de conversão do real por outras moedas sem restrições, facilitando o investimento estrangeiro.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

No total, o texto apresentado cria 26 novos artigos, mas revoga nove leis, uma medida provisória, cinco decretos e exatos 95 dispositivos. Alguns trechos, de acordo com Damaso, já são centenários e muitos já seriam considerados obsoletos pelos especialistas, como a limitação à compra de bancos nacionais por instituições financeiras estrangeiras.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?