Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado no início de outubro
Projeto mais avançado sobre o tema até o momento prevê a instituição de um Imposto sobre Operações de Bens e Serviços (IBS), que segue o conceito do IVA e deve fundir impostos cobrados pela União
- Publicado no dia

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deve votar já no dia 2 de outubro um primeiro projeto de reforma tributária.
A data foi antecipada nesta quarta-feira (18) pela senadora Simone Tebet (MDB/MS), presidente da comissão, após a apresentação do relatório do senador Roberto Rocha (PSDB/MA).
A reforma vem em forma de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e se baseia na criação de um novo imposto no modelo IVA, que incide sobre o valor agregado de produtos e serviços.
Com o nome de Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) a ideia é que o projeto surja para fundir os tributos da União. Paralelamente, poderá existir outro tributo no mesmo conceito para unificar a cobrança do ICMS e do ISS.
A PEC prevê ainda um período de transição entre os sistema atual e o novo sistema que funcionaria ao longo de dez anos. O governo está acompanhando as discussões, mas deve formular uma proposta própria nas próximas semanas.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.