RJ: Projeto de lei quer priorizar oportunidade de estágio a menores infratores e gera críticas
Projeto de lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi assinado por 16 deputados estaduais, sendo 5 do PSOL e até um do PSL; medida foi criticada por dar mais oportunidade a jovem com conduta errada
- Publicado no dia

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no início de agosto quer priorizar oportunidades de estágio na administração pública a jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas, como os menores infratores. A ideia gerou críticas na sociedade. [1]
De coautoria de 16 deputados estaduais (sendo cinco do PSOL e até um do PSL, o deputado estadual Marcio Gualberto), a medida propõe instituir o “Programa Estadual de Aprendizagem” para criar uma “experiência prática técnico-profissional” aos que dele participarem.
Ao todo, seriam criadas pelo menos 500 oportunidades ao ano para esses jovens até atingir o número de 3% do total de servidores públicos estaduais.
Nas redes sociais, uma das vozes que criticaram a medida veio do procurador Marcelo Rocha Monteiro. “Então, meu amigo, se aquele seu filho ou sobrinho de 17 anos – que sempre levou uma vida correta – estiver disputando uma vaga de emprego (aprendiz) com um outro adolescente que já praticou roubo à mão armada, a preferência é… do assaltante”, opinou.
A medida, agora, será apreciada em comissões temáticas e, se aprovada, irá à plenário.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.