fbpx

MBL publica análise crítica das acusações de que seria ‘socialista fabiano’

Vídeo sustenta que "quase todos os supostos socialistas fabianos" no Brasil "nem são socialistas, nem muito menos fabianos" e detalha a história e significado do conceito
Membros originais da Sociedade Fabiana (Foto: Reprodução/Youtube)
Membros originais da Sociedade Fabiana (Foto: Reprodução/Youtube)

“Socialista fabiano”: poucas expressões se tornaram tão populares nos círculos de discussão política nas redes sociais – ou, melhor seria dizer, nas trocas de insultos. Com tantas personalidades sendo acusadas de merecer o rótulo, o Movimento Brasil Livre decidiu neste sábado (17) divulgar um vídeo explicando o conceito e a trajetória do fabianismo.

O vídeo “MBL é mesmo socialista fabiano?” faz parte da proposta da nova etapa do movimento, o “MBL 3.0”, em que seus coordenadores pretendem qualificar o debate público e produzir conteúdos mais instrutivos. O vídeo diz que o tema é muito comentado, mas “pouca gente pesquisa”, recebendo abordagens caricaturais.

“Para muita gente, o socialismo fabiano parece estar tão em moda no Brasil que não há ninguém que dele escape. São fabianos o João Doria e os deputados do NOVO, o PSDB inteiro é Fabiano, o Renova e o Acredito. Marina Silva pode ser quase uma fabiana verde com cara de Vovó Zilda do seriado A Família Dinossauro’, ironizou o narrador.

Leia também:  NOVO realiza encontro estadual no RJ neste sábado (16)

[wp_ad_camp_1]

O que é o socialismo fabiano

O vídeo traça um histórico da fundação da Sociedade Fabiana na Inglaterra e mostra como os socialistas dessa categoria tinham uma relação ambígua com a União Soviética, mas basicamente defendiam uma transição lenta rumo ao socialismo. O narrador ressalta que intelectuais de prestígio a integravam, entre eles o romancista H. G. Wells, autor de A Conspiração Aberta, um livro que o MBL reconhece ser “globalista”.

As crenças fabianas são definidas como sendo a igualdade entre os sexos, o estado intervencionista, a educação pública universal, limitações à liberdade de competição, combate à desigualdade social e um programa de habitação dos mais pobres pelo estado .

O vídeo conclui que o fabianismo atualmente “é uma realidade peculiar”, já que muitos de seus ideais “se tornaram moeda corrente no mundo ocidental”, adotados por “parte do espectro liberal americano e parte do espectro progressista sem ser fabiano”, com a Sociedade Fabiana em si até tendo crescido, mas sendo apenas uma entre várias opções de esquerda.

Leia também:  NOVO realiza encontro estadual no RJ neste sábado (16)

“Aqui no Brasil, sinto dizer, quase todos os supostos socialistas fabianos nem são socialistas, nem muito menos fabianos. Analogias vagas com ideias gerais não fazem de ninguém adepto de uma corrente ideológica”, afirmou.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?