Trump se encontra com Kim e caminha dentro da Coreia do Norte: assista
Encontro inesperado ocorreu na manhã deste domingo (30), dois dias após o presidente dos Estados Unidos propor um “aperto de mãos” rápido na zona desmilitarizada durante viagem ao Oriente para o G20
- Publicado no dia

O presidente Donald Trump caminhou alguns passos formalmente dentro do território norte-coreano na manhã deste domingo (30). O gesto, simbólico, é inédito: nunca antes um presidente norte-americano havia pisado na Coreia do Norte. [1][2]
O encontro ocorreu na Zona Desmilitarizada das Coreias, localizado no tradicional posto do paralelo 38 onde militares de ambos os países costumam fazer reuniões e se encararem frente a frente.
O aperto de mãos havia sido sugerido por Trump no Twitter na última sexta-feira (28). “Após algumas reuniões importantes, eu vou deixar o Japão para a Coreia do Sul. Quem sabe Kim da Coreia do Norte veja isso e não queira se encontrar na fronteira, na zona desmilitarizada, apenas para apertar as mãos e dizer ‘Olá?'”, havia perguntado o americano.
After some very important meetings, including my meeting with President Xi of China, I will be leaving Japan for South Korea (with President Moon). While there, if Chairman Kim of North Korea sees this, I would meet him at the Border/DMZ just to shake his hand and say Hello(?)!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 28 de junho de 2019
“O presidente Donald Trump é o primeiro presidente norte-americano a visitar nosso país. Eu acredito, olhando essa ação, que é uma expressão de sua vontade de eliminar todo passado ruim e abrir um novo futuro”, afirmou o ditador norte-coreano ao lado de Trump.
O presidente americano frisou, por sua vez, que “cruzar aquela linha foi uma grande honra, um grande progresso foi feito naquele momento” e que uma “grande amizade estava sendo construída.”
Assista ao vídeo abaixo:
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.