A quantidade de e-commerces brasileiros aceitando bitcoin como forma de pagamento deve expandir nos próximos meses. É que a VTex, empresa que presta serviço para lojas online de diversas marcas do Brasil e do mundo, entre os quais O Boticário e Ambev, começará a colocar a moeda como opção de pagamento para usuários. [1]
De acordo com o informado no site da revista Exame, para oferecer o serviço em território nacional, a companhia celebrou uma parceria com duas empresas nacionais de tecnologia e bitcoin: Totvs e Z.ro Pay.
Na prática, porém, se as lojas aceitarem a nova forma de pagamento, não necessariamente receberão em bitcoins ou precisarão se preocupar em apresentar esse recibo em seus complexos balanços financeiros.
É que a plataforma prevê que, após depositado o valor na moeda digital, será rapidamente feita uma conversão em moeda local para o lojista.
[wp_ad_camp_1]
Se der certo e tiver demanda, duas tendências podem surgir dessa novidade: a primeira é que, em breve, empresas como PagSeguro, Stone, GetNet, MercadoPago, Rede e Cielo, que disputam a tapa o mercado de maquininhas de pagamento em lojas físicas do Brasil, comecem a se interessar pelo serviço.
A outra tendência, por sua vez, é a facilitação no uso do bitcoin. Moeda não-estatal e com escassez limitada – estando, portanto, livre da expansão da base monetária de forma incontrolada pelos políticos -, o bitcoin ainda é de difícil uso corriqueiro.
Ao longo dos últimos anos, o mercado de investimentos em bitcoin aumentou, mas a moeda ainda parece pouco acessível ao usuário médio que não tem dinheiro acumulado e pouco interesse em tecnologia.
[wp_ad_camp_3]