fbpx

Deputado do PSL propõe tirar Paulo Freire como patrono da educação do Brasil

O parlamentar do partido de Jair Bolsonaro quer substituir o pedagogo e pensador Paulo Freire por um dos fundadores da cidade de São Paulo
Carlos Jordy (Foto: Reprodução / Facebook)

Compartilhe

Carlos Jordy (Foto: Reprodução / Facebook)

O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) apresentou nesta quarta-feira (22) um projeto de Lei que contempla um antigo desejo de grupos liberais e conservadores: a substituição do pedagogo Paulo Freire como patrono da Educação. O projeto já contempla o nome do substituto.

O PL 3033/2019, se aprovado, instituirá São José de Anchieta como patrono da educação no Brasil. Segundo a justificativa do autor, “a alteração do símbolo da educação como meio de iniciar as mudanças necessárias é fundamental para o combate cultural de idolatria a pessoas, que, de fato, em nada contribuíram positivamente para a educação e, também, como meio de homenagear quem realmente merece”.

[wp_ad_camp_1]

São José de Anchieta, nascido na Espanha em 1534 e falecido em 1597, foi um padre jesuíta. Chegou ao Brasil em 1553 e foi pioneiro nos estudos das línguas indígenas, sendo autor da primeira gramática de uma língua do tronco tupi, Arte da Gramática da Língua Mais Falada do Brasil, publicada em 1595.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Além dos estudos das línguas nativas, o padre espanhol se dedicou ao catecismo e ao ensino do latim aos habitantes do então território ultramarino português. Em 1554, em conjunto com outros padres jesuítas, participou da fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, embrião da cidade de São Paulo. De acordo com Jordy, sua escolha se justifica pelo seu papel “como precursor da educação em nosso país” e “seu rico trabalho literário e cultural”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?