fbpx

Onyx e Eduardo Bolsonaro descartam, no cenário atual, invasão à Venezuela

Dentre os argumentos utilizados, estariam o alto custo de uma ação militar e o fato de não ser uma tradição brasileira a intervenção; dias antes, Jair Bolsonaro disse que "o Brasil não pode fazer frente a ninguém"
Militares brasileiros (Foto: Divulgação/EB)

Compartilhe

Militares brasileiros (Foto: Divulgação/EB)

Uma intervenção militar do Brasil na Venezuela para auxiliar a derrubada do ditador Nicolás Maduro foi desencorajada nesta quinta-feira (2) pelo Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP).

“Não é tradição brasileira intervenção em outros países. Isso está absolutamente fora de questão”, disse o ministro em entrevista à Globo News, reconhecendo que o governo brasileiro tem posições “um pouco mais incisivas”, mas o presidente “tem uma postura equilibrada” ao tomar decisões. [1]

[wp_ad_camp_1]

Filho de Jair Bolsonaro e presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara, Eduardo Bolsonaro observou que uma intervenção armada custaria extremamente caro.

“A pior coisa que pode acontecer é Maduro continuar no poder. Por outro lado, nenhum país deseja uma guerra. Além disso, o momento que o Brasil vive é de ajuste fiscal das contas públicas. Uma guerra exige sacrifícios e custa caro”, disse ao jornal O Globo, revelando que o Brasil já teria avisado ao governo americano que não teria intenção de intervir. [2]

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Brasil sem condições de guerra?

Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro também amenizou seu discurso na última terça-feira (30) e falou que as chances de o Brasil se envolver em um conflito armado seriam “próximas de zero, quase impossível”.

Dias antes, nas redes sociais, o presidente havia dito que “qualquer hipótese” seria decidida por ele  “exclusivamente”, desde que ouvindo o Conselho de Defesa Nacional. A declaração gerou críticas de parlamentares, que lembraram que o presidente precisa de autorização do Congresso para declarar guerra. [3][4][5]

Na Band, por telefone, o presidente esclareceu que “a nossa preocupação é muito mais não sermos invadidos do que invadir” e que o Brasil “não pode fazer frente a ninguém”.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

“Nós não queremos falar de invasão da Venezuela. Você teria de analisar muita coisa. Que tipo de guerra seria isso daí? Seria uma aventura, no meu entender”, disse.

A fala de Bolsonaro foi duramente criticada pelo jornalista Reinaldo Azevedo, que lamentou que um presidente fizesse propaganda negativa das Forças Armadas. [6]

“Em benefício da segurança do país, da tranquilidade dos brasileiros e da verdade, conviria que os respectivos comandantes das Três Forças, não com o ânimo de confrontar o presidente, porque seria descabido, mas de restaurar a ordem dos fatos, viessem a público com números na mão”, opinou o jornalista, que interpretou que a fala do presidente “deu a entender que o Brasil poderia ser derrotado numa eventual guerra com a Venezuela”.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?