fbpx

Como a Escola Austríaca influenciou Jimmy Wales, que fundou a Wikipedia

O fundador do Wikipedia, Jimmy Wales, quando estudante, foi profundamente influenciado pela obra “O Uso do Conhecimento na Sociedade”, do prêmio Nobel em economia F. Hayek
Foto: Reprodução/Wikipedia

Compartilhe

Foto: 4gnews

A enciclopédia online Wikipedia se tornou uma referência no mundo contemporâneo, fornecendo uma ferramenta rápida, gratuita e eficiente de informação, além de excelente ponto de partida para pesquisas. Embora muitos a utilizem de maneira rotineira, poucos sabem que o projeto surgiu de uma profunda influência das obras do economista da Escola Austríaca Economia e prêmio Nobel Friedrich August von Hayek (1899-1992).

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, quando estudante da Universidade de Auburn do Alabama (EUA) , assistia às aulas do curso de economia ministrado pelo economista austríaco Mark Thorton. Foi durante esses cursos que Wales foi introduzido pela primeira vez às ideias de Hayek. Mais especificamente, ao ensaio de Hayek “O Uso do Conhecimento na Sociedade”, publicado originalmente em 1945.

[wp_ad_camp_1]

O Problema do Conhecimento

Em seu artigo, Hayek explicou que um dos maiores problemas com o planejamento centralizado pelo estado era a quantidade necessária de conhecimento para que o planejamento fosse eficaz e funcione.

Hayek considerou no ensaio que, uma vez que informações estão dispersas entre os indivíduos, seria impossível para os planejadores centrais atenderem os desejos e necessidades de cada pessoa através de normas e decretos. Mesmo mantendo alto grau de controle sobre as decisões e escolhas individuais, os planejadores simplesmente não conseguiriam ter informação suficiente para resolver esses problemas.

Leia também:  Hayek College abre processo seletivo para dupla graduação em Brasília e nos Estados Unidos
Comitê Central do Partido Comunista Chinês: controle centralizado as informações para governo comunista (Foto: Li Xueren / Associated Press)

Para Wales, um adepto da Escola Austríaca, se a organização do conhecimento era uma grande meta a ser alcançada, logo só existiriam duas soluções para executá-la.

A primeira, segundo Wales, seria a realizada por governantes na maior parte da história humana. O método consiste em governantes coletarem o máximo de conhecimento que conseguirem, mantendo o acesso a essas informações em segredo da população. Sendo assim, aqueles que comandavam o poder político e econômico, por sua vez, mantinham o privilégio do acesso a esse conhecimento, mantendo elevado grau de controle estatal.

A Wikipedia, criada por Wales em 2001, porém, consistiria na segunda solução.

A Wikipedia

Para o fundador da Wikipedia, uma vez que a história demonstrou que os governantes não eram os melhores guardiões do conhecimento, seria melhor que toda informação acumulada ao longo de milênios se mantivesse descentralizada e acessível a indivíduos.

Leia também:  Hayek College abre processo seletivo para dupla graduação em Brasília e nos Estados Unidos

“A Wikipedia começa com uma ideia bem ousada, que é de imaginarmos o mundo em que cada pessoa no planeta tenha livre acesso a todo o conhecimento acumulado humano. E é isso o que estamos fazendo”, disse.

No lugar do controle estatal, normas e decretos, a Wikipedia é gerenciada por uma comunidade voluntária. Usuários são livres para acrescentar informações, verbetes e editá-los. No entanto, as edições estão sujeitas à revisão pela própria comunidade.

[wp_ad_camp_1]

No caso de haver disputas envolvendo o conteúdo editado, a comunidade da Wikipedia faz uso da resolução de conflitos privados, realizando debate e discussões, sem a necessidade de autoridade estatal. A Wikipédia possui seus próprios mecanismos legais internos para resolver impasses sobre alterações de conteúdo.

Assim, não somente a Wikipedia torna o conhecimento acessível a todos, mas também abre caminho para métodos privados de resolução de disputas que não envolvem tribunais do governo.

É nesse ponto de solução de disputas privadas que entra um outro conceito desenvolvido por Hayek e pela Escola Austríaca: a Ordem Espontânea.

Ordem Espontânea

A Ordem Espontânea, desenvolvida pelo austríaco Hayek, é a crença de que uma ordem de mercado aparece quando indivíduos são livres para fazerem trocas voluntárias uns com os outros e a criarem riquezas. Mas quando governos, segundo Hayek, interferem nesse processo e impõem regulações sobre o mercado, essa ordem é ameaçada e a criação de riquezas destruída.

Leia também:  Hayek College abre processo seletivo para dupla graduação em Brasília e nos Estados Unidos
Times Square. (Foto: Brittany Petronella)

“A ordem espontânea é o que acontece quando deixamos as pessoas por si só – quando empreendedores antecipam os desejos das pessoas e então proveem bens e serviços a elas”, explica o economista Lawrence Reed, presidente do think tank liberal Foundation of Economic Education.

Segundo Hayek, a ordem espontânea do mercado consistiria em um processo contínuo de evolução, que acontece de maneira não planejada ou não desenhada das pessoas que nele participam. Além do mercado, a linguagem, a cultura, a moral e o direito também seriam exemplos de instituições que resultaram de ordem espontânea.

E foi assim que a Wikipedia também se concretizou.

Esta reportagem é uma adaptação traduzida dos artigos “Wikipedia and Hayekian Philosophy: Spontaneous Order” [1] e Wikipedia and Hayekian Philosophy: The Knowledge Problem” [2], ambas publicadas no CFI – Center For Individualism.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?