Total de servidores federais ativos registra queda em 2018, a primeira em 11 anos
O número de servidores do governo federal ativos diminuiu -0,5% entre 2017 e 2018, segundo dados do Ministério da Economia; previsão é que o movimento deva continuar nos próximos anos.
- Publicado no dia

O número de servidores ativos no governo federal registrou queda de 634 mil para 631 mil entre 2017 e 2018 (-0,5%), a primeira redução desde o ano de 2007, segundo dados disponibilizados pelo Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia.
Quando considerado o total de servidores ativos e inativos (que incluem servidores aposentados e pensionistas), houve aumento de 1,271 milhão para 1,273 milhão entre 2017 e 2018.
Durante o período de 11 anos entre 2007 e 2018, observou-se aumento acumulado de 18,1% para o total de servidores ativos ( 534 mil para 631 mil) e de 11,0% para o total de servidores ativos e inativos (1,147 milhão para 1,273 milhão).


De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, em 2019 o número de servidores ativos terá nova redução, e esse movimento, segundo ele, deve continuar nos próximos anos.Segundo o secretário, há espaço para ganhos de eficiência e produtividade dentro do serviço público, que pode repercutir em redução de quadros.
Ainda segundo Lenhart, o governo planeja medidas de digitalização de serviços, como forma de reduzir a necessidade de servidores.
Nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu regras mais rígidas para a realização de concursos públicos, como forma de cumprimento da política de redução de gastos com pessoal.
Segundo o ministro, espera-se que até metade do funcionalismo público se aposente para os próximos cinco anos.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.