fbpx

Guaidó tem chances reais de assumir presidência e ser respaldado por militares, analisa político venezuelano

Político de oposição da Venezuela e ex-deputado federal garantiu ao Boletim da Liberdade, com exclusividade, que agravamento da crise econômica poderá gerar ruptura nos próximos meses
Juan Guaidó (Foto: Federico Parra/AFP)

Compartilhe

Juan Guaidó (Foto: Federico Parra/AFP)

As chances de Juan Guaidó conseguir assumir, de fato, a presidência da Venezuela não são tão pequenas como se pode pensar. Quem garantiu isso neste sábado (6) foi um ex-deputado venezuelano a que o Boletim da Liberdade teve acesso com exclusividade.

Político influente e de um partido de oposição ao chavismo, o parlamentar, que preferiu não se identificar, afirmou que “Maduro está abaixo de grande pressão interna” e que pesam contra o regime as “difíceis condições econômicas”.

O venezuelano salientou ainda que a crise no país poderá ser agravada ainda mais nos próximos meses devido a situação da PDVSA, estatal petrolífera sob comando de Maduro.

[wp_ad_camp_1]

“Quando isso ocorrer, é possível que haja uma ruptura. Mas eu não posso afirmar para onde irá se mover o poder nesse cenário. Contudo, minha especulação é que hoje Guaidó teria 50% das chances de assumir [a presidência] em uma mudança”, garantiu o político, complementando em seguida que os militares seriam os primeiros a “reconhecer e respaldar” o interino.

Em 2019, a economia da Venezuela deve encolher 25%, segundo projeção do Banco Mundial. [1]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?