fbpx

Maioria das armas usadas em crimes nos EUA é do mercado negro

Dados de análise realizada com detentos sinalizou que percentual expressivo adquiriu o instrumento na ilegalidade e um quinto adquiriu a arma especificamente para cometer o crime
(Foto: Diogo Moreira | Fotos Públicas)

Compartilhe

(Foto: Diogo Moreira | Fotos Públicas)

Um estudo divulgado no mês de janeiro deste ano pelo Departamento de Justiça Americano oferece um dado interessante para o debate sobre a liberação do acesso às armas. Segundo o relatório, a maioria dos crimes cometidos com armas se deu com itens adquiridos através do mercado negro e não legalmente. [1]

Utilizando dados de 2016 sobre detentos, ficou demonstrado que cerca de um em cada cinco deles (em torno de 21%), tanto entre os prisioneiros estaduais quanto entre os federais, reportaram que “possuíam e portavam uma arma de fogo quando cometeram o crime pelo qual estavam cumprindo pena”. Especificamente com relação à posse durante o crime, os registros apontam um número de 287.400 prisioneiros.

[wp_ad_camp_1]

Desse total, 6% tinham roubado a arma, 7% a encontraram na cena do crime e nada menos que 43% adquiriram o instrumento na rua ou no mercado negro. Mais de 25% receberam a arma como presente de familiares ou de amigos. Cerca de 1,3% dos prisioneiros adquiriram a arma no varejo e 0,8% em “gun shows” – eventos especiais para venda e promoção de armas de fogo.

Outro número é bastante significativo: esse mesmo percentual de um em cada cinco adquiriu a arma especificamente com o objetivo de cometer o crime.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?