fbpx

Bolsonaro sinaliza que pode rever idade mínima para mulheres na reforma

Os comentários do presidente foram feitos em café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira; Bolsonaro também admitiu mexer nas propostas para benefícios e pensões
Jair Bolsonaro (Wilson Dias / Agência Brasil)

Compartilhe

Jair Bolsonaro (Wilson Dias / Agência Brasil)

Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro em encontro com jornalistas nesta quinta-feira (28), segundo o InfoMoney, pode estar por trás de uma queda de quase 2% no índice do Ibovespa. Ele sinalizou que pode modificar a idade mínima para aposentadoria de mulheres constante da proposta de Reforma da Previdência de seu ministro da Economia, Paulo Guedes. [1] [2]

“Eu acho que dá para cortar um pouco de gordura e chegar a um bom termo, o que não pode é continuar como está “, disse o presidente em café da manhã com a imprensa. Bolsonaro se referiu objetivamente a dois pontos que estaria disposto a negociar: baixar a idade mínima de aposentadoria de mulheres de 62 para 60 anos e fazer concessões ao Benefício de Prestação Continuada, pago a idosos e deficientes de baixa renda, e na porcentagem de pensão por morte.

[wp_ad_camp_1]

Bolsonaro declarou, no entanto, que a essência do projeto deve ser preservada e sem ela o país enfrentará a alta do dólar, a queda da Bolsa de Valores, a suspensão de pagamento de servidores e o enfraquecimento do governo. O objetivo, segundo ele, é que o Brasil não passe pelas mesmas dificuldades da Grécia.

Infelizmente para Bolsonaro, o Ibovespa caiu 1,84% às 12h54, horário de Brasília, após a conversa com os jornalistas. As declarações não são a única causa. Os números também são influenciados pela queda nas ações da Petrobras, da Ambev e dos papeis da Vale e pelo término abrupto das reuniões entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, o que impactou as bolsas internacionais.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?