fbpx

Parlamentares alemães querem criar imposto para muçulmanos

Medida, que já é aplicada sobre adeptos de denominações cristãs em alguns países europeus, obriga fieis a financiarem instituições religiosas
Muçulmanos em hora de oração (Foto: Reprodução / DW)

Compartilhe

Muçulmanos em hora de oração (Foto: Reprodução / DW)

Membros da coalizão de governo alemã sinalizaram nos últimos dias com a proposta de criar um imposto para mesquitas, diz o site da Deutsche Welle (DW). O objetivo é claro: tentar diminuir o peso das doações estrangeiras para o funcionamento dos centros religiosos islâmicos como estratégia para combater o fundamentalismo e o terrorismo. [1]

Na verdade, o imposto sobre instituições religiosas já é aplicado sobre católicos e evangélicos luteranos, mas funciona de forma especial: os recursos arrecadados são apenas coletados pelo estado e depois devolvido às igrejas. O propósito é que sejam usados nas atividades das próprias organizações religiosas. O mesmo sistema seria aplicado no caso dos muçulmanos.

[wp_ad_camp_1]

Um deputado do Partido Democrata Cristão, legenda da própria chanceler Angela Merkel, Thorsten Frei, afirmou nesta quarta-feira (26) que a taxa aos muçulmanos possibilitaria que “o islã na Alemanha se emancipe de estados estrangeiros”. Sustentadas pelos impostos, as mesquitas dependeriam menos de doações, que se alega virem constantemente de países e organizações que visam difundir ideologias extremistas.

A Alemanha tem, de acordo com o governo, entre 4,4 e 4,7 milhões de muçulmanos, embora nem todos sejam efetivamente praticantes da religião, porque os números incluem pessoas que são oriundas de famílias islâmicas por tradição. O sistema de cobrança de impostos de fiéis para sustentar instituições católicas e protestantes também é cobrado em países como Áustria, Suécia e Itália.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?