
Uma notícia acrescentou novo capítulo de tensão às relações internacionais na América Latina neste domingo (30). A Colômbia anunciou que está investigando planos para um possível atentado contra seu presidente, Iván Duque. [1]
A informação é do Ministro das Relações Exteriores, Carlos Holmes Trujillo, que afirmou ainda que três cidadãos venezuelanos foram capturados recentemente portando armas de guerra no país. “Gostaria de informar que a comunidade internacional está se dando conta de que, há vários meses, investigações de inteligência estavam sendo conduzidas sobre possíveis ataques contra a vida do presidente”, discursou.
Ele disse ainda que a prisão dos venezuelanos, sendo dois deles capturados esta semana em Valledupar, capital do departamento de Cesar, na fronteira com a Venezuela, e um em Barranquilla, “aumenta ainda mais as preocupações das autoridades neste assunto”. A segurança do presidente foi ampliada com a ajuda de aliados como Estados Unidos, Reino Unido e Israel.
A Venezuela informou que se dispõe a ajudar nas investigações. A situação tem lugar em um momento de forte inimizade entre os dois países: enquanto Duque ataca duramente Nicolás Maduro e conclama as nações aliadas a não reconhecer seu governo ditatorial, o líder venezuelano acusa a Colômbia de patrocinar movimentações terroristas contra seu governo. [2]
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.