fbpx

Brasil mostra ‘maturidade política’ ao levar ideias liberais ao poder, diz professora americana

Deirdre McCloskey é economista e foi professora entre as décadas 1960 e 1980 da Universidade de Chicago, celeiro de economistas liberais que giraram o mundo e fizeram milagres econômicos
Deirdre McCloskey (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Deirdre McCloskey (Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo)

A economista norte-americana Deirdre McCloskey, uma das principais vozes do liberalismo contemporâneo, considera a chegada de ideias liberais no Brasil por vias democráticas um exemplo de “maturidade política” e “sabedoria”. [1]

Em entrevista ao portal Gazeta do Povo, McCloskey afirmou que “os liberais chilenos ainda são assombrados pelo fato de que o liberalismo no Chile foi posto em prática à força e com base na violência”, em referência à política econômica liberal empregada pelo governo do regime de Pinochet.

[wp_ad_camp_1]

Entre os anos 1960 e 1980, quando ainda atendia pelo nome de Donald, McCloskey foi professora da Universidade de Chicago – celeiro de economistas liberais que giraram o mundo, com êxito, para fazerem as mais variadas economias prosperarem. Sob a inspiração do economista Milton Friedman, morto em 2006, estava Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Apesar de elogiar a guinada liberal no Brasil, Deirdre McCloskey teceu críticas na entrevista ao presidente norte-americano Donald Trump e a Jair Bolsonaro, que considera “mais perigoso” e “autoritário” que seu colega americano.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?