Brasil mostra ‘maturidade política’ ao levar ideias liberais ao poder, diz professora americana
Deirdre McCloskey é economista e foi professora entre as décadas 1960 e 1980 da Universidade de Chicago, celeiro de economistas liberais que giraram o mundo e fizeram milagres econômicos
- Publicado no dia

A economista norte-americana Deirdre McCloskey, uma das principais vozes do liberalismo contemporâneo, considera a chegada de ideias liberais no Brasil por vias democráticas um exemplo de “maturidade política” e “sabedoria”. [1]
Em entrevista ao portal Gazeta do Povo, McCloskey afirmou que “os liberais chilenos ainda são assombrados pelo fato de que o liberalismo no Chile foi posto em prática à força e com base na violência”, em referência à política econômica liberal empregada pelo governo do regime de Pinochet.
Entre os anos 1960 e 1980, quando ainda atendia pelo nome de Donald, McCloskey foi professora da Universidade de Chicago – celeiro de economistas liberais que giraram o mundo, com êxito, para fazerem as mais variadas economias prosperarem. Sob a inspiração do economista Milton Friedman, morto em 2006, estava Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia do presidente eleito Jair Bolsonaro.
Apesar de elogiar a guinada liberal no Brasil, Deirdre McCloskey teceu críticas na entrevista ao presidente norte-americano Donald Trump e a Jair Bolsonaro, que considera “mais perigoso” e “autoritário” que seu colega americano.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.