fbpx

Esperança na boa gestão de Zema faz estatal mineira disparar na bolsa

Possibilidade de implementação do programa de privatizações de Romeu Zema entusiasmou o mercado e impactou os números das ações da Cemig
Romeu Zema (Foto: Reprodução/Exame)

Compartilhe

Romeu Zema (Foto: Reprodução / Exame)

A ampla possibilidade de um governo do candidato do Partido Novo, Romeu Zema, com 73,6% de preferência do eleitorado segundo as pesquisas, parece favorecer a economia mineira. Ao menos foi o que indicaram as ações da estatal de energia elétrica Cemig na sexta-feira (12). [1]

Após saltarem até 27% ao longo da semana, segundo o InfoMoney, as ações subiram mais 6,06%. De acordo com os analistas, esse movimento de crescimento reflete também a recuperação dos principais papeis de empresas brasileiras negociadas no mercado norte-americano, mas em parte decorre do cenário eleitoral.

[wp_ad_camp_1]

A disparada das ações das estatais mineiras, de que a Cemig seria apenas um exemplo, se deve à expectativa do mercado de que um governo Zema, cada vez mais provável, estabeleceria um programa de privatização dessas empresas. A Cemig e a Copasa, especificamente, são alvos diretos desse plano, mas apenas a partir do momento em que alcancem um valor justo de mercado.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

Porém, como diz o mesmo InfoMoney, o desafio de Zema não seria fácil, porque a bancada do NOVO tem apenas 3 deputados em 77 assentos. Ele terá a oportunidade de oferecer a primeira experiência prática de governo do partido, o que envolverá a tentativa de negociar com as outras bancadas a privatização das estatais.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?