Diagrama popularizado por libertários é usado pela Globo para teste político
Principal grupo de comunicação do país criou ferramenta para identificar posicionamento político dos internautas e compará-los com os candidatos; Diagrama de Nolan se popularizou graças ao movimento liberal
- Publicado no dia

O crescimento do movimento liberal e libertário no Brasil ganha mais um reflexo na grande mídia. O G1, portal de notícias do Grupo Globo – maior grupo de comunicação do país ,- adotou o Diagrama de Nolan em sua nova iniciativa.
Batizada de “Sintonia Eleitoral“, a ferramenta traça, por meio de perguntas gerais, o posicionamento político do internauta e o compara com candidatos à presidência da República.
O diagrama
O Diagrama de Nolan é um método que mapeia os posicionamentos políticos de acordo com a tendência de defender maior liberdade individual e liberdade econômica.
A ferramenta foi popularizada pelo anarcocapitalista David Nolan, morto em 2010, que também foi um dos fundadores do Partido Libertário norte-americano. Seu diferencial é por não se limitar ao espectro tradicional de esquerda e direita.
No Brasil, os institutos e organizações dedicadas à difusão do ideário liberal e libertário há anos buscam popularizar a ferramenta.
O Estudantes Pela Liberdade (atual Students for Liberty Brasil) disponibilizou durante muito tempo um site similar ao “Sintonia Eleitoral”, do G1, onde o resultado indicava leituras de autores compatíveis e, de quebra, ajudava a divulgar teóricos e obras libertárias.

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.