fbpx

Pesquisa indica que homens com menos músculos tendem a ser de esquerda

Pesquisa da Brunel University aponta que há correlação entre forma corporal e tempo gasto na academia com ideias políticas; ao mesmo tempo, pesquisa traz resultado ambiguo e abre espaço para novas hipóteses
Jair Bolsonaro e Randolfe Rodrigues batem boca no Rio de Janeiro. Bolsonaro, ex-militar, associado à direita; Rodrigues, então no PSOL, senador de esquerda. (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo)

Compartilhe

Foto: Reprodução/Brunel University London

Homens mais musculosos e que dedicam mais tempo à academia são menos propensos a apoiar ideias de redistribuição de riquezas e igualdade econômica. Ao menos é essa a conclusão preliminar de um estudo feito pela Brunel University London, da Inglaterra. [1]

A pesquisa, conduzida por um professor da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, foi baseada na avaliação de 171 homens, que tiveram medidas altura, peso, tamanho da cintura, circunferência muscular flexionada e relaxada e força no braço e peito.

A mesma correlação valeu para homens com muito ou pouco dinheiro. Os homens com atributos físicos mais intimidadores e que são ricos são tão propensos a serem contra a redistribuição de riquezas como homens com menos dinheiro, que, em tese, poderiam desejar a redistribuição.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Não se tratou da primeira pesquisa que indica uma correlação entre formas do corpo à defesa de ideias ligadas à direita ou à esquerda. O professor Michael Prince, porém, observou que mesmo assim os resultados podem ser “ambíguos”:

[wp_ad_camp_1]

“Ser musculoso faz com que os homens sejam menos igualitários, ou os homens que são menos igualitários é que tendem a se dedicar menos à musculação?”, questionou.

Jair Bolsonaro e Randolfe Rodrigues batem boca no Rio de Janeiro. Bolsonaro, ex-militar, associado à direita; Rodrigues, então no PSOL, senador de esquerda. (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo)

A Brunel University London observou, na divulgação da pesquisa, que, para aprofundar o assunto, uma boa ideia são novas estudos que visem correlacionar narcisismo com a propensão de ter mais indiferença em relação à desigualdade, por exemplo.

Cabe pontuar, por fim, que redistribuição de riquezas e a ênfase discursiva pela igualdade costumam ser bandeiras associadas à esquerda, enquanto que a liberdade e a meritocracia são pautas geralmente defendidas por pessoas que se identificam com a direita.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?