fbpx
PUBLICIDADE

O Ministério Público deveria opinar sobre a escalação de artistas? Opine

Ministério Público do Trabalho enviou à Rede Globo uma notificação reclamando sobre a escalação de atores para a próxima novela das nove da emissora, que será ambientada na Bahia, estado de maioria negra
Atores da novela 'Segundo Sol', da TV Globo, não representariam proporcionalmente as etnias da Bahia (Foto: Divulgação)
Atores da novela ‘Segundo Sol’, da TV Globo, não representariam proporcionalmente as etnias da Bahia (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho enviou à Rede Globo na última semana uma reclamação sobre a escalação de atores da próxima novela das nove da emissora. Batizada de “Segundo Sol”, a trama será ambientada na Bahia, estado onde 80% da população é afrodescendente – proporção essa que não teria sido espelhada entre os atores escolhidos pelo canal. [1][2]

PUBLICIDADE

De acordo com o portal Metrópoles, que noticiou originalmente a ação, o MPT afirmou que “o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra”.

A notificação do Ministério Público do Trabalho encontra amparo no Estatuto da Igualdade Racial. Ele aponta que cabe ao Poder Público promover ações que “assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra”.

PUBLICIDADE

Representante da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade e Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), a procuradora Valdirene Silva de Assis afirmou ao portal que a Rede Globo tem “obrigação de incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”.

Se a empresa descumprir e não convocar mais atores negros, recusando-se a seguir as recomendações do MPT, o Ministério Público poderá até mesmo ingressar com uma ação contra a emissora. Para você, o estado deveria interferir nessas matérias? Vote na enquete abaixo.

[poll id=”21″]

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

Podcast

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?