fbpx

O Ministério Público deveria opinar sobre a escalação de artistas? Opine

Ministério Público do Trabalho enviou à Rede Globo uma notificação reclamando sobre a escalação de atores para a próxima novela das nove da emissora, que será ambientada na Bahia, estado de maioria negra
Atores da novela 'Segundo Sol', da TV Globo, não representariam proporcionalmente as etnias da Bahia (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Atores da novela ‘Segundo Sol’, da TV Globo, não representariam proporcionalmente as etnias da Bahia (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Trabalho enviou à Rede Globo na última semana uma reclamação sobre a escalação de atores da próxima novela das nove da emissora. Batizada de “Segundo Sol”, a trama será ambientada na Bahia, estado onde 80% da população é afrodescendente – proporção essa que não teria sido espelhada entre os atores escolhidos pelo canal. [1][2]

De acordo com o portal Metrópoles, que noticiou originalmente a ação, o MPT afirmou que “o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra”.

[wp_ad_camp_1]

A notificação do Ministério Público do Trabalho encontra amparo no Estatuto da Igualdade Racial. Ele aponta que cabe ao Poder Público promover ações que “assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra”.

Representante da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade e Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), a procuradora Valdirene Silva de Assis afirmou ao portal que a Rede Globo tem “obrigação de incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”.

Se a empresa descumprir e não convocar mais atores negros, recusando-se a seguir as recomendações do MPT, o Ministério Público poderá até mesmo ingressar com uma ação contra a emissora. Para você, o estado deveria interferir nessas matérias? Vote na enquete abaixo.

[poll id=”21″]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?