fbpx

Câmara dos Deputados promove encontro para debater tecnologia do bitcoin

'Blockchain Painel' ocorrerá no Rio de Janeiro e reforça o olhar do Poder Público sobre a tecnologia do blockchain, que tem potencial para melhorar a gestão pública, o desenvolvimento e até o combate à corrupção
Foto: Divulgação

Compartilhe

Foto: Divulgação

Dentre as principais inovações trazidas pelo bitcoin, está a rede blockchain e seu potencial de atuar como mecanismo de confiança digital descentralizado.

Diante desse cenário, a Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado Otavio Leite (PSDB), organizará um encontro sobre o tema no Rio de Janeiro no dia 25 de maio (sábado).

A ideia, segundo a divulgação, é “debater o uso do Blockcain na gestão pública, no desenvolvimento econômico e no combate à corrupção”.

O evento, que será realizado na PUC-Rio, na Gávea, promete reunir “representantes do Poder Público e de organizações da sociedade civil”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por esse link.

Bitcoin, Blockchain e o movimento libertário

Uma das primeiras comunidades a abraçarem a promessa do bitcoin de se estabelecer como uma moeda digital, sem controle estatal, foi o movimento libertário norte-americano.

Em sequência, grupos e entidades libertárias de todo o mundo decidiram propagar a moeda, que se difundiu e multiplicou de valor.

[wp_ad_camp_1]

No Brasil, um dos primeiros entusiastas da moeda foi o youtuber Dâniel Fraga, popular em 2012. Além de anarcocapitalista ferrenho, Fraga protagonizou debates em defesa da criptomoeda enquanto ela ainda valia menos de R$ 500. No momento da publicação desta matéria, cada unidade de bitcoin – que também pode ser comprada parcialmente – está cotada em cerca de R$ 35 mil.

De lá para a cá, com o desenvolvimento da moeda, houve o surgimento das primeiras organizações brasileiras especializadas no mercado. Muitas delas passaram a apoiar e patrocinar também organizações liberais.

Recentemente, a Atlas Project – que possui uma plataforma automatizada que ajuda a render bitcoins – foi uma dos patrocinadores do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. A FoxBit, corretora de bitcoins, também tornou-se uma das patrocinadoras das recentes conferências regionais do Students for Liberty Brasil.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?