Especialista do IMB faz vídeo rebatendo o professor da série ‘La Casa de Papel’
Na série, que é a produção de língua não-inglesa mais assistida da Netflix e faz sucesso no Brasil, é retratado um assalto à Casa da Moeda da Espanha onde a gangue ambiciona imprimir centenas de milhões de euros
- Publicado no dia

O teólogo e youtuber Yago Martins, especialista do Instituto Mises Brasil, divulgou em seu canal “Dois Dedos de Teologia” (214 mil inscritos) um vídeo sobre a série “La Casa de Papel”, em exibição na Netflix. Ele aproveitou o tema para rebater o argumento do protagonista da série, conhecido como “Professor”, que assalta a Casa da Moeda da Espanha, imprime centenas de milhões de euros e afirma que não está roubando ninguém.
Pós-graduado em Escola Austríaca pelo IMB, Martins introduz conceitos econômicos e tenta desfazer confusões que a produção pode ter gerado em quem assistiu. “O professor está te enganando. E eu não estou falando de violência, estupro e cárcere privado: atos criminosos que eles [os criminosos] cometem quando tentam imprimir o seu dinheiro. Estou dizendo que a ideia de que eles não estão roubando ninguém e imprimindo o próprio dinheiro é uma mentira”, disse. [1]
“O que o professor está fazendo é roubando todo mundo. O professor está roubando quase toda a Europa. Ele está roubando quase todas as pessoas que no seriado torciam por ele. E está roubando principalmente os mais pobres. E para entender isso, você precisa entender a Teoria Quantitativa da Moeda”, sugeriu o youtuber.
Confira:
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.