fbpx

Morre no Rio ex-presidente do Instituto Liberal

Engenheiro civil atuava no think tank pioneiro de divulgação das ideias liberais desde a gestão do fundador Donald Stewart Jr. e foi colunista até 2017

Compartilhe

Reunião de transição da diretoria do IL em 2013. Arthur está sentado, à direita (Foto: Reprodução / Blog Rodrigo Constantino)

Faleceu nesta quinta-feira (15) no Rio de Janeiro o ex-presidente do Instituto Liberal, Arthur Chagas Diniz. O engenheiro, que residia no estado, foi uma das figuras mais relevantes do tradicional think tank fundado em 1983 desde a sua primeira década de atividades. [1]

Diniz era formado em Engenharia Civil e Eletrônica pela Escola Nacional de Engenharia, atuou como diretor comercial da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) de 1960 até 1964, exercendo ainda a função de diretor executivo do Jornal do Brasil de 1987 a 1988 e posições de chefia em diferentes empresas. Tendo conhecido o célebre economista liberal Roberto Campos, Arthur Chagas ressaltava sua admiração pela equipe de economistas que coordenou o Ministério do Planejamento de Castelo Branco, no primeiro governo do regime militar.

[wp_ad_camp_1]

Desde 1988, ele ocupou o posto de vice-presidente do IL, publicando rotineiramente  notas com sugestões de posicionamentos liberais a serem adotados nas diversas questões da economia brasileira. Em 2013, Arthur Chagas realizou a transição de comando, passando então ao economista Rodrigo Constantino a presidência do instituto e ocupando novamente a vice-presidência.

Desde então, vinha atuando como colunista, com apreciações críticas dos governos petistas, da ditadura venezuelana, de Eduardo Paes e até de Eduardo Cunha, reagindo ao noticiário econômico e político brasileiro. Escreveu até abril do ano passado, quando foi ao ar seu último texto no instituto em que marcou presença por décadas: uma crítica à obsessão nacionalista pelo slogan “O Petróleo é nosso”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?