O vereador Fernando Holiday (DEM/SP), primeiro político ligado ao Movimento Brasil Livre em São Paulo, protocolou nesta segunda-feira (12) um projeto que visa coibir ainda mais práticas irregulares em obras públicas na cidade. Ao lado de Kim Kataguiri, coordenador nacional do MBL, o parlamentar gravou um vídeo explicando a iniciativa.
Segundo os dois, o objetivo é que as obras da cidade tenham um “seguro anti-corrupção”. Na prática, funcionaria da seguinte forma: toda obra pública que a Prefeitura viesse a fazer, teria que contratar também um seguro que cobrisse gastos provenientes de atrasos ou problemas na obra.
[wp_ad_camp_1]
No vídeo divulgado nas redes sociais, Kataguiri explica que a lógica da iniciativa é criar o que chamou de “uma terceira figura além do Poder Público e da empreiteira que realiza a obra” e estimulou que os brasileiros convocassem políticos de todo o país para propor a mesma medida nos âmbitos municipais.
“O PL nada é mais é do que trazer a lógica da vida real, da iniciativa privada, para dentro do setor público. Onde muitas vezes os governantes agem como se houvesse dinheiro infinito”, explica também o vereador Fernando Holiday.
Kataguiri frisou, ainda, que nos Estados Unidos a medida é conhecida como Performance Bond e tem auxiliado para que o país tenha “baixíssima corrupção em obras públicas” e que, no Brasil, a ideia foi trazida pelo jurista Modesto Carvalhosa. [1]
Kim Kataguiri é pré-candidato a deputado federal em São Paulo e deve contar com o apoio de Fernando Holiday.
[wp_ad_camp_3]