Trump quer aumentar tarifas e governo Temer deve recorrer; quem tem razão?
Presidente dos EUA quer aumentar tarifas para importação de aço e alumínio; o governo Temer pretende recorrer à OMC. Quem está certo? Opine
- Publicado no dia

Os críticos mais liberais de Donald Trump não gostaram do anúncio de quinta-feira (1), em que o presidente americano avisou que imporá tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importados. Neste domingo (4), uma declaração de seu Secretário de Comércio, Wilbur Ross, sugeriu o entendimento de que nenhum país estará isento desse aumento. [1]
O secretário disse que a decisão é do presidente, mas, até onde pôde perceber, “ele está falando sobre uma medida bastante ampla. Ainda não o ouvi descrever isenções específicas”. Para Ross, entretanto, a quantidade total de tarifas proposta pelos EUA perfaz apenas 1% da economia, não sendo fundado o temor de que isso “destruiria muitos empregos, elevaria os preços, perturbaria as coisas”. A União Europeia ameaçou implementar tarifas de retaliação, movimento que Ross considera um “erro de arredondamento”.
O Brasil deverá ser bastante afetado pela medida, porque mais de 40% da produção de aço brasileira é exportada e o mercado americano é o principal destino. É o segundo país que mais exporta aço para os EUA, atrás apenas do Canadá. O ministro brasileiro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge de Lima, afirmou que o governo Temer pode recorrer à Organização Mundial do Comércio contra a taxa.
O que o leitor acha? Trump está certo? Ou Temer tem mais razão? Responda à nossa enquete. Divulgaremos o resultado no próximo dia 12.
Donald Trump está certo ao aumentar tarifas de importação nos EUA e Temer deve aceitar isso?
- Não, é uma indevida intervenção do estado. Temer deve recorrer. (68%, 13 Votos) >
- Sim, algumas medidas protecionistas são úteis e é o caso dessa. (16%, 3 Votos) >
- Não, mas o Brasil não deveria desafiá-lo. (16%, 3 Votos) >
Total de Participantes:: 19

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.