fbpx

Brasil piora e amarga 153ª posição em índice de liberdade econômica

Organizado anualmente pela The Heritage Foundation, pesquisa de 2018 foi traduzida e organizada em português; índice é um dos mais relevantes para mensurar a prosperidade dos países
Avenida Paulista, símbolo da capital financeira do Brasil. (Foto: Prefeitura de São Paulo)

Compartilhe

Avenida Paulista, símbolo da capital financeira do Brasil. (Foto: Prefeitura de São Paulo)

O Brasil caiu 1,5 ponto na pesquisa anual sobre liberdade econômica dos países promovida anualmente pelo think tank norte-americano The Heritage Foundation. A pesquisa leva em consideração diversas variáveis econômicas e o seu conjunto influencia de maneira significativa a prosperidade de uma sociedade. Nesse ano, pela primeira vez, o estudo passou a ser traduzido para o português em uma parceria do Instituto Monte Castelo com o jornal Gazeta do Povo.

Entre as variáveis analisadas, estão os direitos de propriedade, eficiência judicial, integridade de governo, carga tributária, gastos do governo e liberdade de trabalho. Posicionado no grupo de países “Majoritariamente Não-Livres”, e abaixo de nações como Arábia Saudita, Nicarágua, Egito, Quênia e Paquistão, a pesquisa diz que a piora na posição é em virtude da “queda acentuada na saúde fiscal e reduções em liberdade trabalhista, liberdade de negócios, gasto público e integridade do governo”. Por outro lado, houve melhora na efetividade judicial e direitos de propriedade.

Veja o ranking completo clicando aqui.

Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?