fbpx

Olavo de Carvalho e Paulo Roberto de Almeida discutem ‘globalismo’ em vídeo

Debate entre os dois intelectuais envolveu troca de farpas e elogios; o diplomata e o filósofo discordam fundamentalmente sobre a importância do conceito

O filósofo Olavo de Carvalho e o diplomata Paulo Roberto de Almeida foram os convidados no primeiro debate do Webinário do Brasil Paralelo, espécie de conferência online transmitida na última terça-feira (12). O tema escolhido peara o debate foi um dos mais sugestivos e polêmicos da contemporaneidade: a ideia de “globalismo”.

O entendimento dos dois sobre o assunto é bastante diferente. Paulo Roberto considera que o “globalismo” é um conceito criado para sustentar a teoria de um “fantasmagórico governo mundial”, qualificando essa concepção como “um pouco paranoica”, derivada de um “nacionalismo estreito” e um “soberanismo introspectivo”. Olavo, por outro lado, disse que essa qualificação é de uma “estupidez fora do comum”, estando “a coisa tão bem documentada”. Para ele, a destruição das culturas nacionais “dissolve também as identidades individuais”, que “se constroem sobre uma base cultural e histórica”, o que abre oportunidades para projetos políticos de homogeneização de viés “racionalista”..

Leia também:  Fundador do PDT, Brizola ganha documentário sobre sua história

[wp_ad_camp_1]

Ambos concordam, entretanto, quanto à ideia da globalização como um processo normal. Confira o vídeo:

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?