fbpx
PUBLICIDADE


Olavo de Carvalho e Paulo Roberto de Almeida discutem ‘globalismo’ em vídeo

Debate entre os dois intelectuais envolveu troca de farpas e elogios; o diplomata e o filósofo discordam fundamentalmente sobre a importância do conceito

- Publicado no dia

O filósofo Olavo de Carvalho e o diplomata Paulo Roberto de Almeida foram os convidados no primeiro debate do Webinário do Brasil Paralelo, espécie de conferência online transmitida na última terça-feira (12). O tema escolhido peara o debate foi um dos mais sugestivos e polêmicos da contemporaneidade: a ideia de “globalismo”.

O entendimento dos dois sobre o assunto é bastante diferente. Paulo Roberto considera que o “globalismo” é um conceito criado para sustentar a teoria de um “fantasmagórico governo mundial”, qualificando essa concepção como “um pouco paranoica”, derivada de um “nacionalismo estreito” e um “soberanismo introspectivo”. Olavo, por outro lado, disse que essa qualificação é de uma “estupidez fora do comum”, estando “a coisa tão bem documentada”. Para ele, a destruição das culturas nacionais “dissolve também as identidades individuais”, que “se constroem sobre uma base cultural e histórica”, o que abre oportunidades para projetos políticos de homogeneização de viés “racionalista”..


PUBLICIDADE



Ambos concordam, entretanto, quanto à ideia da globalização como um processo normal. Confira o vídeo:

+ ÚLTIMAS VAGAS: Curso de Introdução de Liberalismo abre vagas para a primeira turma por tempo limitado

★ ★ ★

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:

➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.

Curta nossa página no Facebook

Notícias no WhatsApp
O Boletim da Liberdade abriu mais um grupo no WhatsApp para recebimento de conteúdos especiais. Mas entre logo: é por tempo limitado. Participe apenas caso tenha interesse em notícias sobre política e economia com um viés liberal. Clique aqui para entrar.
Siga-nos no Twitter

Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



PUBLICIDADE
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.