Você é favorável que o Brasil venda a soberania de parte de seu território?
O Boletim da Liberdade quer saber a opinião de seus leitores a respeito desse tema trazido pelo jornalista Leandro Narloch em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo na última quarta-feira (29)
- Publicado no dia

O jornalista Leandro Narloch propôs uma reflexão bastante inusitada em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (29). Ele, que é autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e lançou recentemente um livro sobre a escravidão, questionou sobre a possibilidade de o Brasil vender a soberania de parte de seu gigantesco território em troca de dinheiro.
Ponderando que “talvez um território 1% menor seja o melhor caminho para um Brasil grande”, o colunista disse que “muitas coisas faltam a este país e área não é uma delas” e que “a venda da soberania renderia facilmente algumas vezes o valor da Petrobras”.
A venda da soberania do próprio território não seria, porém, uma novidade no mundo. Ao longo do texto, o articulista citou o exemplo da Dinamarca, que vendeu em 1917 ilhas no Caribe para os Estados Unidos.
Narloch também disse que conversou com o presidente do Seasteading, que planeja construir “nações libertárias flutuantes em áreas oceânicas”, e que ele assegurou que “muitos investidores pagariam vários bilhões de dólares por um pedaço do território brasileiro”.
POSSÍVEIS VANTAGENS |
POSSÍVEIS DESVANTAGENS |
E você, tem opinião formada a respeito? Manifeste-se agora mesmo na enquete abaixo, que ficará ao ar até a próxima segunda-feira (4):
Você é favorável que o Brasil venda a soberania de parte de seu território?
- Sim, é uma ideia que apoio (44%, 27 Votos) >
- Não apoio (28%, 17 Votos) >
- Não tenho opinião formada (20%, 12 Votos) >
- Depende de quem seja o comprador (8%, 5 Votos) >
Total de Participantes:: 61

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.