fbpx

Você é favorável que o Brasil venda a soberania de parte de seu território?

O Boletim da Liberdade quer saber a opinião de seus leitores a respeito desse tema trazido pelo jornalista Leandro Narloch em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo na última quarta-feira (29)

Compartilhe

Maior parte da Floresta Amazônica está dentro do território brasileiro e poderia ser vendida para interessados (Foto: Abril)

O jornalista Leandro Narloch propôs uma reflexão bastante inusitada em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (29). Ele, que é autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e lançou recentemente um livro sobre a escravidão, questionou sobre a possibilidade de o Brasil vender a soberania de parte de seu gigantesco território em troca de dinheiro.

[wp_ad_camp_1]

Ponderando que “talvez um território 1% menor seja o melhor caminho para um Brasil grande”, o colunista disse que “muitas coisas faltam a este país e área não é uma delas” e que “a venda da soberania renderia facilmente algumas vezes o valor da Petrobras”.

A venda da soberania do próprio território não seria, porém, uma novidade no mundo. Ao longo do texto, o articulista citou o exemplo da Dinamarca, que vendeu em 1917 ilhas no Caribe para os Estados Unidos.

Narloch também disse que conversou com o presidente do Seasteading, que planeja construir “nações libertárias flutuantes em áreas oceânicas”, e que ele assegurou que “muitos investidores  pagariam vários bilhões de dólares por um pedaço do território brasileiro”.

POSSÍVEIS VANTAGENS
Arrecadação de recursos
Menos gastos com a manutenção do território

POSSÍVEIS DESVANTAGENS
Outros países instalarem bases militares
Fuga de capitais

E você, tem opinião formada a respeito? Manifeste-se agora mesmo na enquete abaixo, que ficará ao ar até a próxima segunda-feira (4):

[poll id=”11″]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?