fbpx

Grupo liberal Domingos Martins repudia projeto de homenagear Lula

Organização liberal capixaba não aceita que uma comenda com o nome de seu patrono seja entregue ao ex-presidente que 'apoiou ditaduras ao redor do mundo'

Compartilhe

(Foto: Reprodução / Facebook)

O grupo liberal capixaba Domingos Martins, em sua página na rede social Facebook, manifestou seu repúdio a uma informação que teria sido transmitida em diversos veículos de informação locais. A informação dava conta de que o ex-presidente Lula, em sua visita ao Espírito Santo,  em dezembro, receberia a comenda Domingos Martins da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em proposta do deputado Nunes, do PT.

O grupo considera a homenagem uma ofensa ao seu patrono, que, segundo eles, “lutou pela liberdade, contrário aos altos impostos cobrados pela coroa portuguesa”, enquanto Lula “lutou pelo inchaço do Estado e aparelhamento deste para satisfazer um projeto de poder que o levou a ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, além de ser réu em diversos outros processos”. O grupo destaca ainda o apoio de Lula a diversas ditaduras ao redor do mundo e ao regime de Nicolás Maduro.

[wp_ad_camp_1]

Domingos Martins, personagem que dá nome ao grupo desde 2014 e à comenda, foi influenciado por ideias republicanas e liberais do Iluminismo e apoiou a insurreição Pernambucana contra a Coroa portuguesa, derrotada pouco depois. Fuzilado no Campo da Pólvora, ele teria pronunciado suas últimas palavras “morro pela liber…”, interrompidas pela execução.

Em notícia deste dia 21, o Espírito Santo Hoje informou que o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Erick Musso (PMDB), cancelou a entrega da comenda e ainda garantiu iniciar um processo administrativo contra sua publicação no Diário Oficial. O grupo Domingos Martins esteve presente à sessão e comemorou o resultado, pontuando ainda que foi atacado “por centenas de militantes políticos que das mais diferentes formas tentaram desqualificar a nossa atuação no Espírito Santo”.

[wp_ad_camp_3]

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?