PUBLICIDADE


Grupo liberal Domingos Martins repudia projeto de homenagear Lula

Organização liberal capixaba não aceita que uma comenda com o nome de seu patrono seja entregue ao ex-presidente que ‘apoiou ditaduras ao redor do mundo’

- Publicado no dia
(Foto: Reprodução / Facebook)

O grupo liberal capixaba Domingos Martins, em sua página na rede social Facebook, manifestou seu repúdio a uma informação que teria sido transmitida em diversos veículos de informação locais. A informação dava conta de que o ex-presidente Lula, em sua visita ao Espírito Santo,  em dezembro, receberia a comenda Domingos Martins da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em proposta do deputado Nunes, do PT.

O grupo considera a homenagem uma ofensa ao seu patrono, que, segundo eles, “lutou pela liberdade, contrário aos altos impostos cobrados pela coroa portuguesa”, enquanto Lula “lutou pelo inchaço do Estado e aparelhamento deste para satisfazer um projeto de poder que o levou a ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, além de ser réu em diversos outros processos”. O grupo destaca ainda o apoio de Lula a diversas ditaduras ao redor do mundo e ao regime de Nicolás Maduro.


PUBLICIDADE



Domingos Martins, personagem que dá nome ao grupo desde 2014 e à comenda, foi influenciado por ideias republicanas e liberais do Iluminismo e apoiou a insurreição Pernambucana contra a Coroa portuguesa, derrotada pouco depois. Fuzilado no Campo da Pólvora, ele teria pronunciado suas últimas palavras “morro pela liber…”, interrompidas pela execução.

Em notícia deste dia 21, o Espírito Santo Hoje informou que o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Erick Musso (PMDB), cancelou a entrega da comenda e ainda garantiu iniciar um processo administrativo contra sua publicação no Diário Oficial. O grupo Domingos Martins esteve presente à sessão e comemorou o resultado, pontuando ainda que foi atacado “por centenas de militantes políticos que das mais diferentes formas tentaram desqualificar a nossa atuação no Espírito Santo”.

★ ★ ★

Nós criamos o Boletim da Liberdade porque acreditamos em um jornalismo sério, independente e de viés liberal. Você pode ajudar esse projeto.

Para que possamos manter e melhorar nossa missão de organizar, divulgar e apurar informações de interesse público, tornando-as acessíveis para todos, precisamos da sua ajuda. Se você é um entusiasta do Boletim, colabore fazendo uma assinatura ou fazendo uma doação de qualquer valor. Contamos com você para viabilizar um jornalismo mais plural e democrático no Brasil.

Apoie a mídia independente: curta nossa página.


Seja um assinante e receba nosso conteúdo por Whatsapp


Seja um mantenedor com uma doação única de qualquer valor


 

Comentários

Receba nosso conteúdo por e-mail



Leia também
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.