
O dono do canal Ideias Radicais, Raphael Lima, decidiu se manifestar sobre a suposta crença de algumas pessoas de que o presidenciável Jair Bolsonaro seria liberal. Para ele, o fato demonstra “o desastre da educação brasileira”.
Segundo Lima, Bolsonaro é a continuação do Positivismo e do coletivismo, ideologias já vigentes no Brasil, e liberais e libertários de verdade precisam explicar que não há conexão genuína entre o político e suas ideias. Isso teria se tornado necessário em razão do aparente colapso da ascensão de João Doria, fazendo com que alguns acreditassem que Bolsonaro fosse uma aposta relevante.
“Liberalismo não é sobre liberdade econômica”, frisa Raphael, “Liberalismo é a defesa do indivíduo como soberano dele mesmo, detentor de direitos naturais”. A adesão de Bolsonaro a pautas economicamente liberais seria, a seu ver, algo oportunista, baseado na conveniência e sujeito a mudanças sempre que ele acreditar ser mais eficiente seguir outro caminho. Lima ilustra sua afirmação com contradições nas falas de Bolsonaro, como a declaração de que manteria as taxas de juros a 2 % ao ano.
Baseado principalmente no livro de Bruno Garschagen, “Pare de acreditar no governo – Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado”, Raphael encerrou seu vídeo traçando comentários sobre o histórico do Positivismo, a fim de associá-lo a Bolsonaro. Vale lembrar que o Boletim realizou recentemente uma pesquisa para descobrir quem são os candidatos que os leitores consideram mais representativos do liberalismo, e Bolsonaro foi o segundo colocado na enquete, com 31 % dos votos, atrás apenas de João Amoêdo, do Partido Novo. Confira a íntegra do vídeo de Raphael Lima:
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.