
O Partido Novo e o PSL/Livres lançaram em junho mais uma ferramenta de comunicação para manter seus filiados e apoiadores bem informados. Em tempos de redes sociais, no entanto, as legendas estão redescobrindo a eficiência das boas e velhas listagens de e-mail para os endereços eletrônicos cadastrados em seus bancos de dados.
Chamado de “Boletim Livres”, a newsletter do PSL é semanal e conta com notícias mais aprofundadas (seção Trending), pequenas notas, uma seção focada em atividades realizadas e em eventos por vir em todos os diretórios estaduais do partido.
O NOVO, por sua vez, chama sua newsletter de “Jornal do NOVO” e promete trazer aos leitores as “principais notícias que envolvem o partido” e informações relacionadas à atuação de seus parlamentares. O e-mail disparado em junho – a periodicidade é mensal -, trouxe, por exemplo, dentre outros conteúdos, informações relativas ao crescimento do total de filiados – 11,6 mil em junho, ante 9,3 mil em janeiro.
Controle e Algoritmo
Embora tanto o NOVO quanto o Livres possuam uma boa atuação no Facebook (1,3 milhão e 143 mil de seguidores, respectivamente), esse movimento indica algum descontentamento com o algoritmo da rede social. É que o Facebook entrega conteúdo apenas para uma pequena quantidade de seguidores gratuitamente.
Na newsletter, embora dificilmente os 100% dos cadastrados efetivamente abram o e-mail, há também um grande controle sobre aqueles que se informam. Dentre os mecanismos interessantes, é possível saber quem abriu o e-mail, quantas vezes, quem clicou em links e em quais links.
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