fbpx

Instituições e personalidades homenageiam o centenário de Roberto Campos

Confira as manifestações de personalidades, ativistas e instituições liberais sobre a importância do respeitado liberal mato-grossense que foi ministro do Planejamento
(Foto: Reprodução / G1)

Compartilhe

(Foto: Reprodução / G1)
(Foto: Reprodução / G1)

O famoso liberal mato-grossense Roberto Campos, que ocupou a pasta do Ministério do Planejamento no governo Castelo Branco e teve sua trajetória relembrada por este Boletim, continua a ser tema de comentários de personalidades e instituições liberais no começo da semana que marca os seus 100 anos de nascimento.  Os comentários incluem celebrações de suas conquistas e ideias e até algumas aplicações críticas de seu pensamento aos problemas do presente.

Selecionamos alguns desses comentários:

Ivanildo Santos, Diretor de Comunicação do Students For Liberty Brasil

“Roberto Campos já foi o ícone da direita brasileira. Culto, intelectual, elegante, dedicou boa parte da sua vida a combater tudo que há de errado no estado brasileiro. Chamava a praga que flagelava o Brasil de doença dos ‘ismos’: ‘o nacionalismo (temperamental), o populismo (perdulário), o estruturalismo (inflacionário), o estatismo (intervencionista) e o protecionismo (anticompetitivo)”. Com uma pena sagaz, um dos alvos preferidos das suas sátiras eram aqueles que estavam presos no neolítico. Os que acreditavam que o passaporte para o desenvolvimento brasileiro estava em riquezas intocadas debaixo do solo, ainda não exploradas – ou exploradas de forma predatória – por sabotagem de algum grupo internacional. (…) Todo o trabalho de Roberto Campos parece ter sido em vão. Hoje, o ícone da direita brasileira é um senhor bronco, rude, mal educado, que vê como solução para o país controlar, seja lá Deus o que isso significa (geralmente é um eufemismo para estatização), a produção de nióbio e investir na tecnologia milagrosa conhecida como ‘grafeno’. Sim, este senhor fala isso no mesmo ano que uma produtora de bens de consumo como a Apple tem mais dinheiro em caixa do que o valor de mercado de toda a bolsa brasileira. Voltamos as mesmas propostas maculadas pela doença dos ‘ismos’ que Campos lutou contra toda sua vida. A mesma visão torta crente de caminhos fáceis, sem enfrentamento às corporações que dominam o estado brasileiro. Triste.”

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

Fabio Ostermann, presidente estadual do LIVRES-RS

“Fosse ainda vivo, o grande Roberto Campos (1917-2001) completaria hoje 100 anos. Sua lucidez e visão fazem muita falta ao debate político atual!”

Rodrigo Constantino, economista, blogueiro e colunista da IstoÉ e Gazeta do Povo

“Será que o abuso das empresas administradas pelo Estado é algo inesperado, raro? Talvez a magnitude do esquema, a ousadia dos corruptos e o alastramento da podridão possam assustar mesmo, mas não a essência do problema. Ao menos não para quem esteja familiarizado com o pensamento liberal, que teve em Roberto Campos um de seus maiores ícones no Brasil. Campos comprou essa briga décadas atrás, praticamente sozinho no meio político, e o próprio termo pejorativo ‘Petrossauro’, que cunhou para se referir à então idolatrada Petrobras, demonstra como ele já imaginava o potencial estrago com a empresa gigantesca e paquidérmica nas mãos dos políticos. Enquanto quase todos gritavam ‘o petróleo é nosso!’, Campos argumentava com lógica contra o fetiche do nacionalismo estatizante. O tempo mostrou quem estava certo.”

Leia também:  NOVO pede e Lira encaminha cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética

Partido Social Liberal

“Roberto Campos (1917-2001) viveu numa época em que falar sobre ideias liberais era visto com estranheza e hostilidade pela quase totalidade dos brasileiros. Mas havia verdades que precisavam ser ditas, e ele era a pessoa com a coragem de dizê-las. (…) Campos foi apresentado à Escola Austríaca de Economia, onde encontrou embasamento teórico para o bom senso que já habitava a sua mente. ‘Delfim, perdi muito tempo. Só deveria ter lido Hayek’, comentou, sem nenhuma razão aparente, com seu então colega de parlamento, Delfim Netto, referindo-se ao economista e filósofo liberal Friedrich Hayek. Também se tornou fã de outros austríacos: Mises e Schumpeter (de quem recebeu um elogio por sua tese de mestrado) e começou a prestar atenção às políticas econômicas praticadas por Margaret Thatcher, na Inglaterra, e Ronald Reagan, nos Estados Unidos. (…) Uma coincidência: Roberto Campos nasceu no dia 17 de abril de 1917. 17 é mesmo um número de sorte para a liberdade, não acham?”

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

João Dionísio Amoedo, fundador e presidente do Partido NOVO

“Cabe agora aos brasileiros de bem finalmente colocar suas ideias em prática.”

Instituto Liberal de São Paulo

“Em um debate histórico ocorrido em 1985, o comunista Luis Carlos Prestes, então ídolo da esquerda, foi colocado para debater com o liberal Roberto Campos, nascido há exatos 100 anos. O resultado foi uma aula de capitalismo e socialismo dada por Roberto Campos que continua em boa parte atual, e que o ILISP traz hoje com áudio remasterizado.”

Instituto Liberal do Nordeste

“Hoje estamos comemorando o centenário de Roberto Campos, que foi diplomata, político, economista e um dos homens mais lúcidos de nosso país. Viva Roberto Campos!”

Partido NOVO

O partido divulgou este vídeo:

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/NOVO30/videos/1341421122564040/?pnref=story” width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?