fbpx

Olavo de Carvalho é tema de matéria da BBC Brasil

Segundo o filósofo, "esta é, de longe, a melhor reportagem que já se escreveu a meu respeito"
(Foto: João Fellet)
olavoparteiro
Foto: Reprodução / BBC

O jornalista João Fellet, enviado especial da BBC Brasil a Petersburg (EUA), produziu uma das raras matérias jornalísticas na grande imprensa a respeito do filósofo e jornalista Olavo de Carvalho. A matéria se destaca de todas as que já foram feitas em referência ao autor do sucesso de vendas O Mínimo que você precisa saber para não ser um idiota por ter sido elogiada pelo próprio Olavo em sua página nas redes sociais.

Segundo Olavo, “nem todos os detalhes estão certos, mas esta é, de longe, a melhor reportagem que já se escreveu a meu respeito”. O texto de João destaca algumas afirmações conhecidas e polêmicas de Olavo, em especial sua auto-apresentação como “parteiro” daquilo que, como diz a própria reportagem, é uma corrente política “que vem sendo chamada de nova direita brasileira”.

No texto, além de uma breve descrição biográfica, aparecem algumas das ideias mais notórias que Olavo vem defendendo, como a importância de se denunciar o Foro de São Paulo, uma associação de movimentos de esquerda na América Latina fundada nos anos 90, e resgatar a alta cultura. Também há uma seção dedicada a detalhar as recentes tensões entre Olavo de Carvalho e outras personalidades e movimentos, como o jornalista Reinaldo Azevedo e o Movimento Brasil Livre.

O texto ainda contém declarações de figuras do meio acadêmico sobre Olavo e sua obra, como o filósofo Pablo Ortellado, professor de políticas públicas da USP; a cientista política Camila Rocha, “que estuda a história de think tanks (centros de pesquisa e debates) conservadores no Brasil”, e o professor de ciência política do Insper Carlos Melo, além do editor Carlos Andreazza, da Record.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?