Curta o Boletim no Facebook

O projeto

Fundado em 17 de dezembro de 2016, o Boletim da Liberdade é o primeiro veículo jornalístico que tem como proposta central a cobertura do crescente ecossistema pró-liberdade do Brasil. Pautados por critérios jornalísticos, seus editores se dedicam a produzir conteúdo diário como notícias, reportagens e entrevistas com um olhar sobre os diferentes esforços, desafios, conquistas e novidades relacionadas ao desenvolvimento de um país mais livre e alinhados a valores liberais. O Boletim da Liberdade também conta com o compromisso institucional de isenção em sua cobertura jornalística, sem preferências por subcorrentes ideológicas, partidos políticos, organizações ou movimentos.

Por que o Boletim existe?

– A imprensa tem um papel chave para a democracia e a liberdade. Mas os veículos de comunicação tradicionais do Brasil deixaram a desejar inúmeras vezes em suas coberturas, tratando iniciativas de cunho liberal com descaso, imprecisão e até mesmo ironia. O Boletim da Liberdade é um veículo jornalístico que já nasce amigo do movimento pró-liberdade pois é parte dele.

– O ecossistema pró-liberdade do Brasil cresceu significativamente ao longo dos últimos anos. Hoje, é formado por dezenas de grupos, organizações e movimentos independentes espalhados pelo país, além de contar com a força de novos intelectuais, simpatizantes e multiplicadores digitais. O Boletim se propõe a organizar, estimular e perpetuar esse ecossistema.

– À medida que a popularidade das ideias liberais começa a viabilizar candidaturas políticas, o Boletim da Liberdade surge como espaço potencial para acolher debates saudáveis e dar exposição às mais diversas candidaturas de todo o Brasil, propiciando ainda troca de informações e linhas de atuação. O Boletim da Liberdade dará voz a representantes e candidatos pró-liberdade.

– O conjunto de organizações que atuam em defesa da liberdade no Brasil, como think tanks, grupos de estudos e movimentos, podem melhorar suas atividades se acompanharem o que as demais têm realizado, podendo aplicar ideias que dão certo em outras iniciativas. O Boletim da Liberdade ajuda a melhorar o trabalho das organizações pró-liberdade.

Os Editores

Gabriel Menegale

Publicitário formado pelo Ibmec/RJ, possui experiência em agências de comunicação e terceiro setor. No ecossistema pró-liberdade, já foi coordenador e conselheiro-executivo do Estudantes pela Liberdade (atual Students for Liberty Brasil) e analista de marketing do Instituto Liberal, tendo também participado da organização de diversos eventos para difusão do ideário liberal no Rio de Janeiro.

Lucas Berlanza

Jornalista formado pela UFRJ, é autor do livro “Guia Bibliográfico da Nova Direita” (Resistência Cultural), editor do blog Sentinela Lacerdista e colunista fixo do Instituto Liberal, de onde também já foi funcionário . Paralelamente, possui experiência em agências de comunicação e assessoria de imprensa.

Financiamento

Como todo projeto, Boletim da Liberdade precisa de recursos para manter-se no ar e atualizado. Desse modo, o projeto contempla ser financiado por meio de publicidade (Google AdSense ou contratados diretamente) e por meio de doações diretas mensais através do Apoia-se feitas por entusiastas da iniciativa e leitores fiéis.

Contato

Para sugestões de conteúdo, propostas, elogios ou críticas, a melhor forma de contato é o e-mail boletimdaliberdade@gmail.com.