fbpx

5 ideias liberais que podem melhorar o RJ

Compartilhe

Se você acompanha o Boletim, com certeza é uma pessoa que acredita na liberdade acima de tudo. E nós dois temos isso em comum. Eu venho lutando por soluções liberais nas políticas públicas há muitos anos e é sobre algumas delas que eu venho falar aqui hoje.

Deixo aqui cinco dicas liberais para o próximo governador do RJ, independente de quem ele seja.

1- Sandbox regulatório – Regulações são importantes, mas muitas vezes o peso delas inibe a inovação e acaba atrapalhando o desenvolvimento de novas soluções. Que tal criar ambientes controlados em que a iniciativa privada pode ficar mais à vontade para testar seus projetos? Num território específico do estado, por um período de tempo. Uma “zona com menos lei”. Assim novas tecnologias podem ser testadas e aprimoradas sem serem sufocadas pelas regulações.

2- Reconhecer a propriedade privada a quem é de direito – Quem mora no RJ sabe que a regularização fundiária é um dos maiores desafios. Muita gente construiu casas em comunidades carentes e hoje não tem direito de propriedade sobre o que com as próprias mãos, mesmo anos e às vezes décadas depois de estabelecerem residências fixas. É importante sincronizar preocupações ambientais e urbanísticas com o reconhecimento daquilo que é sagrado para qualquer liberal: a propriedade privada.

3- Mais foco na educação básica e média – Universitário vota, adolescente raramente. Então é muito comum a gente ver propostas, bravatas e chavões sobre ensino superior, a importância da faculdade, investimento público etc etc etc. Pouco se fala sobre investimento em ensino médio, principalmente no técnico. O governo estadual precisa olhar com mais carinho para os mais jovens, porque eles são o futuro. Extremamente importantes para a sociedade e para a economia.

4- Fiscalização rigorosa das metas das empresas de saneamento – A CEDAE foi privatizada recentemente, como bem sabemos. Isso foi possível graças ao Marco do Saneamento, articulado por importantes setores do ecossistema liberal como o Livres, que eu fundei.. Mas é importante estabelecer metas, prazos e garantir uma fiscalização consistente para garantir que as empresas estejam fornecendo o melhor serviço possível.

5- Abertura do mercado de transportes – Livre-concorrência no transporte de passageiros é fundamental para que o trabalhador que depende do transporte público não caia no monopólio do capitalismo de compadrio. Eliminar a exigência de fim específico em contratações e acabar com o “circuito fechado” (obrigar a contratação do itinerário de ida e volta) são exemplos que podem trazer mais empresas interessadas em atuar no deslocamento e frete de passageiros.

Essas e outras ideias são mais bem explicadas no recém-lançado Caderno de Políticas Públicas do Livres, movimento que eu fundei e do qual faço parte até hoje com muito orgulho. O Caderno está disponível no nosso site e lá tem vários compromissos e políticas públicas liberais para servirem de referência para uma sociedade mais livre, justa e produtiva.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?