fbpx

Desculpe-nos, George Floyd

Compartilhe

Ter orgulho do passado e preservar sua cultura é um dos hábitos mais conservadores do ser humano. Guardar tradições para lembrar-se das marcas que carregamos diz muito sobre a organização da nossa sociedade. Em alguns caso queremos ser respeitados, mas sentimos aversão ao diferente, tendendo a marginaliza-lo. Mesmo após séculos, sufrágio universal, avanços tecnológicos e outros acontecimentos que provam a evolução da nossa espécie, alguns seguem utilizando um padrão irracional para qualificar se a cultura do nosso semelhante “presta” ou não: a cor da pele.

Não sei como é ter a pele escura. Sendo bem sincera, nem gostaria de saber. Deve ser horrível crescer tendo seu destino e condutas pré-determinadas por algo que representa apenas a quantidade de melanina na epiderme humana. Meus ancestrais não foram escravizados e as subsequentes gerações jogadas a falta de oportunidades e criminalidade. Nunca recebi olhares desconfiados ao descer de um ônibus ou adentrar um recinto no meu próprio bairro. Estudei em escolinha particular desde os 2 anos e, quando não tinha a mãe em casa – que trabalhava demais para nos sustentar – minha tia estava presente.

[wp_ad_camp_1]

Acho válido dizer que há pouco tempo perdi a vergonha de ser descendente de espanhóis. Sempre escondi o sangue catalão que corre em minhas veias e o fato de haver bairros, ruas e vilarejos contendo o nome Ferraz. Ouvi desde pequena histórias de brasileiros que foram para a Espanha e sofreram preconceito por não terem nascido lá. Ciganos, romenos, judeus, mouros e chineses. Todos igualmente evitados por uma parte do povo com uma história de colonização sanguinária no México e alguns países da América do Sul. Demorou para eu compreender que o governo não reflete os pensamentos de uma população, mesmo que eleito por ela. Internamente, fiz as pazes com as minhas raízes – apesar do pesares – e pretendo aprofundar meu conhecimento sobre a genealogia Ferraz e a história que trago.

No entanto, é absurdo o número de liberais tentando negar o racismo ainda existente em nossa sociedade.

As ideias que defendo dizem que nossos corpos e mentes são livres para viver, amar, trabalhar e adorar ao Deus que quisermos sem interferência estatal. No entanto, é absurdo o número de liberais tentando negar o racismo ainda existente em nossa sociedade. Uma prova disso é o advogado e comentarista político americano Ben Shapiro, a quem admiro e acompanho regularmente. A preocupação de Shapiro em tentar desvincular a motivação racista do assassinato de George Floyd me assustou demais, pois reclamamos que a esquerda tomou conta das pautas feministas, LGBTs e do movimento negro, mas negamos fatos que estão na nossa frente.

Até quando liberais vão achar que mulheres não são mortas pelo simples descontrole dos parceiros? Até quando irão justificar a escravidão com a prerrogativa de que os próprios negros negociavam etnias rivais? Isso deveria eximir o fato de que brancos compravam os negros, estupravam suas mulheres e matavam os idosos?

O preconceito, a segregação e a escravidão acometeram outros povos, mas diminuir o poder de coerção e exercício da força monopolizada pelo Estado deveria ser nossa preocupação, e não o passar pano sobre fatos indiscutíveis. Não sei o que levou George Floyd a passar uma nota falsa de 20 dólares. Ele poderia ser um falsário mau caráter, assim como ter sido tudo um mero engano. Desafio o leitor a encontrar uma cena semelhante com uma vítima branca e, para finalizar, nada mais elucidativo que um policial (representação do Estado) asfixiando um cidadão pagador de impostos. O Estado MATA.

Desculpe-nos, George Floyd.

 

Foto: Leonhard Lenz/Wikimedia Commons

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?