fbpx

Já tivemos um Hugo Chávez no Brasil

Compartilhe

O Presidente Bolsonaro e aliados nos têm apontado a Venezuela como exemplo do que poderá ser o Brasil se o povo brasileiro devolver a Presidência da República ao Lula. Será? Antes de responder, é bom que a gente lembre que o Brasil já teve um Hugo Chávez para chamar de seu e ele resolveu dar fim à própria vida a esperar ser enterrado vivo.

Após Getúlio Vargas o Brasil viveu crises políticas e econômicas. Antes também. Muitas! Mas, de todas elas saiu fortalecido e conseguiu construir um parque de empresas privadas, empreendedores e instrumentos de gestão pública que constituem obstáculos intransponíveis para que gente como Lula nos leve à situação da Venezuela. Já tentaram. E como tentaram! Mas, não conseguiram, porque encontraram pelo caminho gente que se opõe e sabe o que diz. Com Lula na Presidência da República, teremos dores de cabeça e dificuldades econômicas imensas, mas não a ponto de nos levar a ser o que é a Venezuela hoje.

Sobre a Venezuela, Pedro Rafael e Paulo Velasco organizaram um conjunto de textos para compor o livro “A Venezuela e o Chavismo em Perspectiva”. O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, às 19 horas, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, local de fácil acesso, pois está situado às portas do metrô, com bom trânsito de ônibus e amplo estacionamento. Pedro Rafael está com 29 anos e tem uma vida intelectual intensa. É um liberal. Paulo Velasco é doutor em Ciência Política e mestre em Relações Internacionais. Os dois fazem parte de um grupo de pensadores que eu tenho dito o prazer de conhecer e algumas vezes de conversar. O Boletim da Liberdade me abriu as portas.

Desse grupo, participa também Lucas Berlanza, que durante a semana passada foi entrevistado pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre. Na entrevista ele tocou num tema que pode ser inserido no contexto das causas da desgraça econômica que vive a Venezuela e dos riscos que coloca sobre o Brasil. Diz ele: “Os discursos populistas ainda são os que mais encantam as massas, infelizmente”. Serão sempre, porque prometem governos grátis e riqueza em trabalho. Não conseguem cumprir porque isso não existe.

A economia é reflexo das decisões e ações políticas de um povo, que é o senhor soberano numa democracia. Quando existe ditadura, ela é fruto da covardia de muitos e da submissão completa dos agentes do Estado às vontades e caprichos dos ditadores. Ora, não há ditadores sustentados só sobre os próprios pés. No início eles garantem governos grátis e favores. Depois que arrebanham os obedientes e contam com os omissos, fazem de tudo para permanecerem no poder e para isso, tiram do caminho que os enfrenta.

Nicolás Maduro continua Presidente da Venezuela, porque foi reeleito em 2018, O poder que ele detém permitiu-lhe anular os adversários e criar uma campanha eleitoral com todas as garantias de comparecimento só dos seus aliados e eleitores.

No dia da eleição – dia antecipado por estratégia – o partido de Maduro espalhou tendas com cores vermelhas nas vizinhanças dos locais de votação e recepcionou os eleitores. Parecia não ser suficiente ter calado e expulsado os opositores. Era preciso humilhá-los.

Os funcionários do partido de Maduro identificavam os eleitores com os cartões de benefícios e favores distribuídos pelo governo e tudo era registrado com QR CODE. O cinismo convocou observadores internacionais selecionados pelo ditador para dar legitimidade à eleição.

Maduro é resultado da morte de Chávez, que surgiu na política venezuelana nas manifestações contra o Presidente Carlos Andrés Peres. Chávez, um paraquedista componente do Exército da Venezuela foi preso como conspirador. Carlos Andrés Pérez sofreu impeachment. O povo foi chamado para novas eleições. Rafael Caldera foi eleito e deu indulto aos presos políticos. Para indultar Chávez, o presidente conseguiu dele o compromisso de, em sendo militar, não se meter mais em política.

Chávez prometeu, não cumpriu e com discursos longos, carismáticos e inflamados, venceu a eleição para a Presidência cinco anos depois de deixar a cadeia. O resto é Maduro.

Com os olhos na história da Venezuela, o que se pode fazer para evitar que o Brasil permaneça na trajetória de uma economia medíocre e de uma política que nos envergonha?

A primeira providência e não indultar quem nos colocou neste caminho. E, neste caso, o eleitor é o agente que pode indultar ou punir. Por isso, não tem outro caminho a não ser votar e antes de votar, convencer e, para convencer, debater, como andam a fazer Pedro Rafael, Velasco, Berlanza e muitos jovens que estão no front apresentando suas ideias e enfrentando o tema.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?