fbpx

Sociedades maduras controlam os gastos públicos

Compartilhe

*Gustavo Bahmed

Na semana passada, foi votada, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a reforma da previdência municipal, que visa controlar os gastos públicos. Não passou. Hoje, quarta feira, dia 23 de junho, será submetida à votação novamente, espero que com o resultado diferente. Com 1,5 milhão de habitantes, a cidade tem um custo de R$ 1,2 bilhão ao ano com a previdência. Percebe-se que esse custo não é sustentável.

Para existir um custo, tem de haver alicerces para sustentá-lo, caso contrário o benefício está fadado a sucumbir. As despesas contratadas têm de ser pagas, e para isso a reforma da previdência de Porto Alegre é imprescindível.

Entendo que a democracia é barulhenta e a discussão é fundamental; precisamos ser sensatos. Em Porto Alegre, pouco mais de 1% da população consome 20% do orçamento da cidade. Será que não tem algo errado nessa conta? Porto Alegre tem cerca de 200 mil pessoas vivendo com esgoto a céu aberto, obras inconclusas há décadas, buracos nas vias, iluminação pública precária, dentre outros inúmeros problemas. O custo com a previdência resulta na indisponibilidade de recursos para investir em sérias dificuldades da cidade.

[wp_ad_camp_1]

Os governos de esquerda também sabem: em 2019, nove governadores de estados do Nordeste escrevem carta reconhecendo a necessidade de reformas estruturantes. Flavio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, aprova a reforma da previdência de seu estado. Fatima Bezerra (PT) aprova a reforma da previdência do Rio Grande do Norte. Wellington Dias (PT) aprova também a reforma da previdência do Piauí. José Sarto (PDT) aprova a reforma da previdência municipal de Fortaleza. Ainda, Dilma Rousseff, enquanto presidente do Brasil, afirmou a necessidade de se aprovar a reforma da previdência federal.

Fica a reflexão: por que governantes de esquerda, quando estão no poder, aprovam as reformas estruturantes, mas quando são oposição ao governo lutam de forma tão voraz contra o que já sabem ser necessário e fundamental?

Reformas têm um custo político alto, são impopulares, pois seus efeitos de curto prazo são de rejeição, e seus benefícios se darão no longuíssimo prazo. Um país, estado ou município não pode ficar refém de seus gastos. A tendência do político é sempre aumentar o tamanho da máquina pública. Essa é a anatomia do Estado. Nós sociedade precisamos nos unir e ser mais fortes do que ele para podá-lo e controlá-lo.

No curto prazo, suprimem-se benefícios de alguns, ao passo que no longo prazo as contas ficam saudáveis. O centro da questão para caminharmos na direção da prosperidade é a maturidade da sociedade. Para construirmos um governo apto a prestar os serviços adequados, precisamos enxergar o todo e saber ceder aos interesses particulares.

Foto: Jeannifer Machado/CMPA

*Gustavo Bahmed é sócio da Luxton e sócio do IEE

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?