fbpx

Nicolás Maduro, o ditador exposto na ONU

Compartilhe

*William Clavijo

Em 16 de setembro de 2020, a equipe da Missão Internacional Independente para a Determinação de Fatos na República Bolivariana da Venezuela apresentou os resultados de uma investigação encomendada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, em setembro de 2019, sobre a situação dos direitos humanos no país, constatando a ocorrência de gravíssimas violações dos direitos fundamentais do povo venezuelano.

O informe, de mais de 400 páginas, apresentou numerosas evidências de desaparecimentos forçados (sequestros), execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, torturas e outros tratos cruéis, inumanos ou degradantes, numa clara confirmação das denúncias realizadas por anos pelas próprias vítimas, pelas organizações da sociedade civil e pelas forças democráticas da Venezuela.

[wp_ad_camp_1]

Nos últimos anos, os relatórios de atualização sobre a situação dos direitos humanos na Venezuela, apresentados pela Oficina do Alto Comissionado para os Direitos Humanos (ACNDUH), hoje liderada pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, já vinham confirmando a responsabilidade da ditadura de Nicolás Maduro pela destruição das bases materiais que sustentavam a prosperidade do país e a capacidade dos venezuelanos de terem uma vida digna através do livre exercício dos seus direitos econômicos. Nesse quesito, no ano passado, a própria Bachelet refutou o argumento de que as sanções norte-americanas foram as responsáveis pelo debacle econômico e pela emergência humanitária complexa que está dizimando os venezuelanos.

Em matéria de direitos civis e políticos, os pronunciamentos do ACNUDH não foram poucos. Ao longo das sessões ordinárias e extraordinárias do Conselho de Direitos Humanos, sucessivos relatórios de atualização apresentados pelo órgão mostraram como os governos de Chávez e Maduro trabalharam de forma progressiva no fechamento do espaço democrático do país, instrumentalizando um poder judiciário obediente para violentar os direitos civis e políticos dos venezuelanos e desconhecer a vontade popular.

O informe de julho passado documentou como o regime de Maduro renovou o poder judiciário de forma arbitrária e completamente ilegal para garantir seu controle. Através da instrumentalização do judiciário, desde 2016 foram emitidas 127 sentenças invalidando as decisões do parlamento venezuelano, nas quais foram constatadas pelo ACNUDH inconsistências e considerações políticas emitidas com o intuito de prejudicar a dissidência política ao regime. O Tribunal Supremo de Justiça levantou a imunidade parlamentar de 29 deputados da Assembleia Nacional, usurpou atribuições exclusivas do parlamento para renovar as autoridades dos poderes eleitoral e cidadão, arrebatou de suas legítimas autoridades a direção dos partidos políticos opositores à ditadura chavista e interveio sobre as instâncias inferiores do poder judiciário para perseguir e levar à prisão centenas de lideranças politicas e cidadãos comuns.

De acordo com o texto, a missão constatou que Maduro e outros altos escalões da ditadura, como o ministro da defesa, Vladimir Padrino Lopez, estavam cientes das ações que foram realizadas.

Contudo, a apresentação do relatório da missão independente feita na quarta-feira, 16, deu um passo adiante. O documento não só apresenta cifras sobre o número de vítimas e casos específicos de atrocidades cometidas contra cidadãos inocentes, como também cumpriu com o mandato de verificar a responsabilidade individual de funcionários do Estado venezuelano pelos delitos cometidos. Nesse esforço, a missão encontrou evidências da implicação direta de Nicolás Maduro e outros altos funcionários do regime no cometimento desses delitos. De acordo com o texto, a missão constatou que Maduro e outros altos escalões da ditadura, como o ministro da defesa, Vladimir Padrino Lopez, estavam cientes das ações que foram realizadas, deram ordens aos funcionários dos corpos de segurança para cometer esses atos, coordenaram planos e forneceram recursos para que os delitos fossem executados.

Dessa forma, o trabalho do Alto Comissionado da ONU para os Direitos Humanos e, especialmente, o relatório da missão de apresentação de fatos na Republica Bolivariana da Venezuela deixou em total evidência o caráter criminal da ditadura chavista, abrindo a porta para que Maduro e outros membros da cúpula do regime possam prestar contas perante à justiça internacional pelos delitos de lesa-humanidade cometidos e garantir o acesso à justiça e reparação das vítimas.

Entretanto, a utilização da evidência apresentada não pode ficar limitada ao terreno jurídico. A exposição das atrocidades cometidas por Maduro nos últimos anos exige o pronunciamento daqueles que ainda continuam guardando silêncio e ações mais contundentes dos atores que apoiam o resgate da democracia no país. Os autênticos democratas do mundo devem se posicionar de forma mais incisiva contra a tragédia provocada por Maduro e desmascarar de uma vez por todas os atores políticos que ainda respaldam esse regime criminal. Já passou da hora de assumir uma posição altiva pela defesa dos direitos humanos e pela democracia na Venezuela. É momento de atuar de forma coerente pela dignidade das vítimas ou pagar os custos políticos pela cumplicidade irresponsável com a ditadura.

*William Clavijo é cientista político venezuelano, doutor em Políticas Públicas pela UFRJ e fundador da Rede de Venezuelanos no Brasil (REDEVEN). 

Foto: Reprodução/arquivo pessoal.

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?