fbpx

O preço do álcool gel vai aumentar e isto é um bom sinal

Compartilhe

*Douglas Sandri

Calma, em pouco tempo os preços e o abastecimento voltarão ao normal.

Quando algo fica mais escasso, seu preço aumenta. É o que acontece com o preço do tomate na entressafra, quando ele se torna escasso em algumas regiões. Esta variação no preço passa uma informação valiosíssima para quem produz: as pessoas precisam e querem mais dos seus produtos. Em uma epidemia é natural que os artigos de prevenção tornem-se instantaneamente procurados pelas pessoas.

[wp_ad_camp_1]

Diante da situação as indústrias aceleram a produção. Contratam mais gente, trabalham em turno extra ou recorrem a outras formas de produção – o que pode custar mais do que o normal. A indústria o faz, pois o preço mais elevado compensa. ‬‬Preço mais elevado não significa necessariamente maior margem de lucro, muito embora haja sempre alguém disposto a tentar tirar vantagem da história.

‪Quando o governo limita o preço do álcool gel através de tabelamento, congelamento ou o nome que for, a produção extra que custaria mais do que a produção normal simplesmente não acontece e o produto continua escasso. Com o esvaziamento das prateleiras, a procura por ele aumenta ainda mais seu preço. Aí que começa a valer à pena a venda no mercado paralelo que opera em preços surreais sem qualquer garantias de procedência ou qualidade. ‬

‪Por outro lado, no da demanda, do consumidor, com o preço mais alto, a tendência é de que o produto seja racionalizado. Em função do preço mais alto, ao invés de alguém comprar um estoque que não seria utilizado, mais fica disponível para quem precisa. ‬

‪O preço é uma conversa entre o consumidor e a indústria, que perpassa toda a cadeia, sem que seja preciso dizer uma palavra. Da gôndola da farmácia, passando pela distribuidora, pelo frete do caminhoneiro, a indústria sucroalcooleira até o produtor de cana de açúcar. ‬

‪Quem aqui lembra dos fiscais do Sarney da época do congelamento de preços? Do que aconteceu na URSS, Cuba ou Venezuela? Ou o que está acontecendo na Argentina agora. Congelamento é populismo pintado de boas intenções do governante, que entrega escassez ao povo na ponta, justamente o inverso do que se propõe.

Quem aqui lembra dos fiscais do Sarney da época do congelamento de preços? Do que aconteceu na URSS, Cuba ou Venezuela? Ou o que está acontecendo na Argentina agora.

‪Já imaginou o Brasil sem álcool gel neste momento? É o que iria acontecer se o preço fosse tabelado. Imagine como se alastraria o coronavírus com um batalhão de fiscais indo de farmácia em farmácia. Felizmente nenhum governante suscitou tamanha besteira aqui no Brasil.

Em uma epidemia como a que vivemos hoje, não há tempo para aumento rápido da produção, os preços aumentam primeiro sinalizando à indústria que mais deve ser produzido, mesmo em operações que custam um pouco mais caro. Passado o primeiro momento, com os ganhos de escala, aumento da oferta e queda da demanda – com o maior volume de produção e o estoque formado pelos consumidores, que deixam de procurar o álcool gel com tanta intensidade, o preço cai ao mesmo patamar ou até inferior ao inicial.

Interferir neste processo faz com que os preços disparem mais do que se o mercado for mantido livre, prejudicando em especial os mais pobres, como vemos nos países que adotaram economias planificadas de planejamento central.

*Engenheiro eletricista (UFRGS) e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?