fbpx

O que significa o apoio de Obama a Biden?

Compartilhe

Na última terça-feira (16) o ex-presidente americano, Barack Obama, publicou em suas redes sociais um vídeo cujo objetivo alegado é manifestar apoio à candidatura de seu ex-vice presidente e atual candidato pelo Partido Democrata à presidência, Joe Biden.

Como justificativa a seu apoio, Obama exalta as principais qualidades que viu em Joe Biden desde que foi seu vice, dentre elas “perseverança”, “resiliência” e “fibra moral”. Pinta a figura de Biden como um grande manifestante do “sonho americano”, um homem comum que veio da classe média trabalhadora e precisou passar por diversas situações adversas em seu cotidiano, como pai e viúvo. Além disso, Barack Obama ressalta que seu ex-vice presidente foi essencial para que não ocorresse nos EUA crises por conta das epidemias de H1N1 e Ebola, em clara comparação à pandemia do Corona vírus pela qual o mundo passa hoje.

[wp_ad_camp_1]

Cabe ainda ressaltar que no mesmo discurso, Obama ressalta a importância e eficiência de Biden em restaurar a indústria automobilística americana, mas também do compromisso da dupla com responsabilidades climáticas (eu sei, ficou confuso pra mim também). Na sequência Obama levanta o comprometimento de Biden em nomear, para seu provável executivo, uma equipe técnica de autoridade e capacitada em lidar com adversidades competentes à função de presidente da maior nação do planeta (isso não seria pré-requisito, assim como ser honesto?).

Após todos seus elogios à Biden, o ex-presidente inicia sua “política da boa vizinhança” elevando qualidades morais de outros pré-candidatos do Partido Democrata

Após todos seus elogios à Biden, o ex-presidente inicia sua “política da boa vizinhança” elevando qualidades morais de outros pré-candidatos do Partido Democrata, em especial Bernie Sanders, elogiando seu movimento de “progresso e mudança […] junto aos jovens”. Mas sua serenidade dura pouco, quando começa mais uma vez a atacar os Republicanos, fazendo alusões às crises econômicas e emocionais do governo George W. Bush: “pela segunda vez em 12 anos, temos o inacreditável desafio de reconstruir nossa economia”; ele esqueceu da parte que o índice de desemprego dos EUA, antes do lockdown imposto por conta da pandemia, era o menor desde 1969.

E o discurso segue apontando maravilhas – não vistas – em seu governo, contrapondo com problemas – consequentes de seu governo – sendo colocados na conta da atual gestão do Partido Republicano.

Mas por que em meio a uma crise causada pela pandemia do COVID-19 o ex-presidente tomou a decisão de manifestar seu apoio à uma campanha eleitoral e o fez em forma de vídeo, com discurso e oratória profissionais, em suas redes sociais? A resposta é relativamente simples de afirmar: o vídeo trata-se na verdade de um ataque direto à gestão do atual presidente Donald Trump.

Já nos primeiros 5 minutos, Obama levanta que os EUA está passando por uma crise de liderança. Ressalta em suas palavras, unidas com expressões faciais de indignação, que o governo nacional dos EUA necessita de “um tipo de liderança com conhecimento e experiência; honestidade e humildade; empatia e bondade.”.

O discurso de Obama não se trata de um apoio a Joe Biden, mas na verdade de uma estratégia de marketing do Partido Democrata na campanha eleitoral de novembro, visando seu projeto de poder. Assim como no Brasil, é desgostoso ver a psicopatia de líderes políticos que, com sua fala sonsa e “olhos de Capitu”, conseguem influenciar milhões de desavisados e conduzi-los à fantasia do progressismo.

Que Deus abençoe a América!

Foto: Steve Jurvetson

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?