fbpx

O Impeachment de Trump e a Utopia Democrata

Compartilhe

O Senado dos Estados Unidos foi formalmente notificado na última quinta-feira (16) sobre as duas denúncias aprovadas na Câmara dos Representantes, em dezembro, para o impeachment do presidente Donald Trump. Para a maioria da casa, Trump cometeu “abuso de poder” e “obstrução do Congresso”. Importante lembrar que a maioria na Câmara dos Representantes é composta pela bancada do Partido Democrata.

A denúncia de abuso de poder se baseia na suposta interferência de Trump na soberania de governo estrangeiro, quando (segundo “fontes”) solicitou ao presidente da Ucrânia investigar o filho de Joe Biden por participações em empresas de energia no país. Biden, além de vice-presidente na gestão Obama, é o líder nas pesquisas das primárias presidenciais pelo Partido Democrata e possível concorrente de Trump nas eleições presidenciais.

A segunda denúncia surge em decorrência da primeira. A “obstrução ao Congresso” se pauta pela alegação que Trump teria impedido membros de sua administração a depor na investigação e se recusado a entregar documentos imprescindíveis para a realização do processo de inquérito.

O julgamento do presidente norte-americano no Senado começa nesta terça-feira (21). Na ocasião, testemunhas de acusação e defesa irão depor, participando ainda sete “gerentes do impeachment” — função esta que é uma espécie de promotor indicado pela presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, para defender as teses em apoio aos artigos (denúncias) apresentados e aprovados pela Câmara.

Apesar de todos os esforços impostos pelo Partido Democrata, tudo indica que Trump não sofrerá o impeachment e permanecerá na presidência. A maioria dos senadores pertence ao Partido Republicano e, para que o impeachment seja aprovado, é necessário o apoio de ao menos 2/3 do Senado.

Os republicanos, por sua vez, entendem que as acusações são infundadas e a única intenção dos democratas no processo é eleitoral, pois não teriam aceitado a vitória de Trump nas eleições de 2016 e desejam, agora e a todo custo, impedi-lo de concorrer também nas eleições presidenciais de 2020, uma vez que “não haveria candidatos democratas fortes o suficiente para vencê-lo”.

Os republicanos entendem que as acusações são infundadas e a única intenção dos democratas no processo é eleitoral, pois não teriam aceitado a vitória de Trump nas eleições de 2016 e desejam, agora e a todo custo, impedi-lo de concorrer também nas eleições presidenciais de 2020

Para Trump cair, precisaria que 20 dos 53 senadores republicanos votassem favoráveis ao impeachment. Convenhamos que este cenário é bastante improvável. Sem esses votos, Trump só será votado pelos democratas, o que fortalecerá ainda mais a tese de que tudo foi mera perseguição política.

E por que, apesar disso, a bancada democrata insiste em seguir com a patuscada de um Impeachment fake?

Acompanhando as entrevistas dos principais candidatos, bem como as primárias presidenciais do Partido Democrata, é possível constatar a real fraqueza democrata, com discursos de nicho, direcionados apenas para quem já é adepto da ideologia do partido em defesa da agenda progressista.

Os quatro principais candidatos do Partido Democrata na disputa (Joe Biden, Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Pete Buttigieg), estão tecnicamente empatados no caucus de Iowa – estado “termômetro” das primárias para indicação na “Convenção Nacional” que ocorrerá em julho deste ano – de acordo com a última pesquisa do “Monmouth University Polling Institute”, apontando claramente uma indecisão e insatisfação de seus filiados com o “cardápio” apresentado.

Apesar de Joe Biden estar na liderança (24% das intenções dos eleitores de Iowa), sua dificuldade em concatenar pensamentos e frases, além das acusações de seu filho estar envolvido em corrupção junto a empresas ucranianas – o que justamente é o enredo desse processo de impeachment – podem lhe custar a vitória no estado, mesmo ele sendo o candidato com o maior apoio da comunidade afro-americana no país e maior experiência em política internacional.

Ao invés de uma vitória, a insistência em alegações infundadas, baseadas em fofocas de corredores e desafetos de gabinetes, podem custar à agremiação e seus membros não apenas a eleição presidencial, como também as eleições deste ano no Congresso, do qual hoje o Partido Democrata tem maioria na Câmara.

Independente do resultado no julgamento desta terça-feira, Trump sai mais fortalecido nessa batalha, garantindo sua reeleição, enquanto os democratas saem ridicularizados e esmagados por seus egos moldados em “flocos de neve”.


Foto: Reprodução/Facebook White House

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?