fbpx

Hipocrisias da CF 88: Previdência Social

Compartilhe

Sergio Moura*

O caput do artigo 201 da CF 88 afirma que “A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial…”, o que, em outras palavras, significa que é para todos, todos têm de contribuir, há que haver saldo zero ou positivo do encontro entre receitas e despesas, e há que se considerar a relação entre o risco e os recursos para sua cobertura. Os mesmos princípios aparecem no artigo 40, que regula a previdência social dos titulares de cargos efetivos na administração pública.

Nesta previdência não há espaço para déficit permanente. Mas, nossos iluminados congressistas conseguiram hipocritamente destruir os princípios dos art. 201 e 40 com incisos e parágrafos que os tornam irrelevantes, além de com leis que os anulam: por exemplo, vedam adoção de critérios diferenciados para concessão de aposentadoria ao mesmo tempo em que permitem diferentes alíquotas e tempos de contribuição, e concedem benefícios a quem não contribuiu, entre outros.

Aprendi no colégio que uma oração subordinada só faz sentido se continuar o pensamento expresso na oração principal. No Direito é igual: por isso, incisos e parágrafos devem ser ignorados se contrariarem o caput a que se referem, assim como uma lei não pode contrariar um princípio constitucional.

A hipocrisia fez este absurdo e o STF permite que ele prevaleça.

*Sergio Moura é autor do livro Podemos ser prósperos – se os políticos deixarem.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?