fbpx

Um a cada 5 brasileiros teme que discussões políticas atrapalhem o Natal

Brasileiros ceia de natal

Uma pesquisa do Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22), mostra que 21% dos brasileiros – um a cada cinco – temem que discussões políticas atrapalhem a celebração de Natal. O motivo é ainda existente polarização entre apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Passado um ano desde as eleições, a pesquisa revelou que 10% dos participantes afirmaram que as discordâncias políticas tiveram um papel decisivo em sua escolha de não se reunir com familiares na época mais mágica do ano. Outros 9% afirmam que conhecem familiares que não irão aos encontros de final de ano por razões políticas.

Dados e brigas

A pesquisa revela que o receio de conflitos durante as reuniões é mais acentuado entre os jovens. De acordo com o levantamento, 23% dos entrevistados com idades entre 16 e 34 anos temem que as celebrações natalinas terminem em brigas, em comparação com 20% na faixa etária de 35 a 59 anos e 18% entre os mais velhos.

Apesar desse receio, 82% dos participantes destacam que o Natal continua sendo um momento significativo de celebração. 

Ceia dos brasileiros

No tocante à ceia, 25% dos brasileiros afirmam que será mais “farta” neste ano, enquanto 36% acreditam que será igual à do ano anterior e 35% preveem que será pior.

Também destaca uma diferença notável entre os eleitores de Lula e Bolsonaro, indicando que 39% dos apoiadores de Lula acreditam em uma ceia mais farta, em comparação com apenas 10% dos seguidores de Bolsonaro.

Presentes

Entre os entrevistados, 22% manifestaram a intenção de adquirir mais presentes de Natal em comparação com o ano anterior, enquanto 27% planejam comprar a mesma quantidade, e 48% indicaram que suas compras serão reduzidas.

No que diz respeito aos presentes, 67% dos apoiadores de Bolsonaro afirmam que comprarão menos este ano, em contraste com 33% dos que declararam voto em Lula.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?